Por Maria Eduarda Matarazzo
O ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, emitiu por meio das redes sociais e site da entidade um alerta de fraude. Segundo a entidade, correspondências fraudulentas pedindo dinheiro e dados pessoais estão circulando por meio de sites, e-mails, mensagens de fax e ligações telefônicas, além de contatos em redes sociais e sites de relacionamento.
Em comunicado divulgado em seu site, o ACNUR e a ONU reiteram que “não cobram nenhuma taxa durante seu processo de recrutamento, não solicitam informações de indivíduos em relação a suas contas bancárias ou outras informações particulares, não oferecem prêmios, recursos, certificados ou bolsas acadêmicas através de e-mails, fax ou telefone, a não ser que tais ofertas tenham sido oficialmente divulgadas através de canais oficiais, não promovem loterias nem compensam vítimas de fraudes”.
“Todo e qualquer valor que são direcionados para tais fins é uma exploração imensa diante ao trágico cenário que as pessoas refugiadas enfrentam”, reforçou o porta-voz do ACNUR no Brasil, Miguel Pachioni, após consulta do MigraMundo sobre o caso.
O que fazer ao receber esse contato
Caso alguém receba algum contato solicitando essas informações ou dinheiro, o ACNUR orienta a não responder e que seja relatado às autoridades judiciais nacionais para que as medidas cabíveis sejam tomadas.
Além disso, para qualquer outra dúvida sobre a autenticidade de um e-mail, carta ou telefonema em nome das Nações Unidas, pode ser enviado um e-mail solicitando esclarecimentos no site www.un.org/en/contact-us e também é possível pedir informações em português pelo portal www.acnur.org/portugues/fale-conosco.