publicidade
segunda-feira, fevereiro 17, 2025

Ano Novo Chinês: eventos em São Paulo marcam a chegada do Ano da Serpente

Bairro da Liberdade, Museu da Imigração e Templo Zu-Lai vão receber eventos relativos ao Ano Novo Chinês nos próximos dias em São Paulo e região metropolitana

Por Dolores Guerra e Rodrigo Borges Delfim
Atualizado às 17h50 de 6.fev.2025

Seja bem-vindo ao ano 4723, que será regido pela serpente. Pelo menos é o que prevê a tradição chinesa a partir desta quarta-feira (29 de janeiro), marcando a abertura do Ano Novo Chinês. Também chamado de Festival da Primavera, é um marco que motiva uma série de celebrações na China e em todo o mundo – incluindo o Brasil.

Na capital paulista, as celebrações do Ano Novo Chinês já se tornaram tradição e costumam mobilizar multidões em locais como o bairro da Liberdade e o Museu da Imigração. Além disso, o Templo Zu Lai, no município de Cotia, também conta com programação especial para a data. E esse ano não será diferente, com opções gratuitas e pagas.

A celebração do Ano Novo Chinês, com suas tradições milenares, oferece uma oportunidade única para todos vivenciarem a rica cultura chinesa em São Paulo. Com atividades para todas as idades, representa uma experiência imperdível para quem deseja começar o ano com boas energias e novas descobertas.

Estima-se que no Brasil vivam cerca de 300 mil chineses. A grande maioria vive no estado de São Paulo, em especial na capital paulista – uma comunidade ainda engrossada pelos descendentes diretos.

Programações em São Paulo

As festividades do Ano Novo Chinês em São Paulo vão se concentrar sobretudo neste final de semana (dias 1 e 2 de fevereiro). Na Praça da Liberdade, região central da capital, ocorrerão as tradicionais danças do Dragão e do Leão – ambos considerados símbolos de boa sorte e prosperidade – além de apresentações musicais, danças típicas, caligrafia chinesa e aulas de Kung Fu e Tai Chi Chuan. A promoção dessas atividades fica por conta da Associação Amizade Brasil China (AABC), com apoio da Prefeitura de São Paulo.

Veja abaixo a programação na Praça da Liberdade

Sábado (1.fev)
10h Abertura par autoridades
11h Desfile da dança do leão e dragão
Das 12h às 19h – Atrações musicais, danças típicas, caligrafia, Kung Fu, Tai Chi Chuan entre outras atividades

Domingo (2.fev)
11h Desfile da dança do leão e dragão
11:30 às 18h Atrações musicais, danças típicas, caligrafia, Kung Fu, Tai Chi Chuan entre outras atividades.

Outro ponto de destaque será o Templo Lohan, um centro tradicional de treinamento do Kung Fu (arte marcial) e Budismo (filosofia e religiosidade) Shaolin. O local vai receber o Festival das Lanternas no dia 1º de fevereiro com uma programação especial. Das 10h às 19h, os visitantes poderão participar de cerimônias, oficinas culturais, apresentações de música tradicional chinesa e danças. A Dança do Dragão será o grande destaque do evento, que também contará com demonstrações de Kung Fu, Tai Chi, e práticas de Medicina Tradicional Chinesa. Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente por valores que variam entre R$ 60 e R$ 100.

O Museu da Imigração, por sua vez, também trará uma programação especial relativa ao Ano Novo Chinês no sábado (1.fev), em parceria com o Ibrachina, Chinese Bridge Club in São Paulo e Instituto Confúcio na Unesp. A entrada é gratuita e as atividades terão início às 10h. Entre as atrações estão previstas a Dança do Leão e do Dragão, oficina de escrita chinesa e de gastronomia.

Nova chance

Para quem não teve oportunidade de participar do Ano Novo Chinês no último final de semana, a capital paulista ainda reserva opções para quem quer curtir mais de perto a cultura chinesa.

O Grupo de Danças da Universidade Minzu do Centro-Sul da China, fará apresentações gratuitas do espetáculo “Cores da China” no dia 8 de fevereiro, no Teatro Gazeta, localizado na Avenida Paulista, às 11h e às 15h. É necessário fazer reserva antecipada pela plataforma Sympla. O O evento é realizado também pelo Ibrachina e pelo Ministério da Cultura

O Templo Zu Lai, localizado em Cotia (SP), agendou sua programação especial para o próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 9h30. Estão previstas barracas com comidas típicas, Dança do Dragão e do Leão, workshops e apresentações diversas, além da Cerimônia dos Mil Budas. Mais informações podem ser encontradas no portal da instituição.

Entenda o calendário chinês

Os chineses seguem o calendário lunar, e cada ano é regido por um dos 12 animais do Horóscopo Chinês: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e javali.

Nesta quarta-feira (29) teve início o Ano da Serprente de Madeira, sucedendo o Ano do Dragão de Madeira. A serpente – também chamada de cobra no Brasil – é vista país asiático como símbolo de sabedoria, mistério e transformação. Em 17 de fevereiro de 2026 terá início um novo ano, desta vez regido pelo cavalo.

Uma outra curiosidade é que cada ano do zodíaco também incorpora um dos cinco elementos da natureza – madeira, fogo, terra, metal ou água – criando um ciclo de 60 anos para eles. Por isso, enquanto o animal se repete a cada 12 anos, apenas a cada 60 anos ocorre uma repetição do mesmo aninal e elemento – o último ano da Serpente de Madeira foi em 1965.

Para homenagear a chegada do Ano da Serpente, o Google fez um Doodle com o Jogo da Cobra – bem famoso em celulares mais antigos, populares antes da consolidação dos smartphones.

Em dezembro do ano passado, a Unesco inscreveu a Festa da Primavera na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade.


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías