Aprovação de reforma migratória no Senado dos EUA mostra força da comunidade imigrante

0
373

Em uma decisão considerada histórica, o Senado dos EUA aprovou a lei que reforma as leis de imigração do país. Apesar de ser mais rígida no controle das fronteiras e do fluxo migratório, a nova legislação abre caminho para que parte dos 11 milhões de imigrantes que estão em situação ilegal possam se regularizar ou até mesmo obter a cidadania estadunidense.

A aprovação – que ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados, majoritariamente republicana e de oposição ao governo de Barack Obama – vem na esteira do peso que a população imigrante teve na reeleição do democrata à Presidência dos EUA. Mas o resultado no Senado aumenta a pressão por um acordo favorável à aprovação.

Em um breve comentário sobre a aprovação da reforma, ela mostra o quanto a população imigrante é capaz de influir na vida política e social de um país, no local em que escolheram para construir uma nova vida. Mesmo com o aumento dos controles sobre o fluxo migratório, trata-se de um avanço em um país que, mesmo formado basicamente por imigrantes, ainda vê com desconfiança aqueles que chegam atualmente para viver nos EUA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui