publicidadespot_img
segunda-feira, outubro 3, 2022

Ativista sírio radicado no Brasil confirma candidatura a deputado estadual em SP

Abdulbaset Jarour será um dos mais de dois mil candidatos às 94 cadeiras em disputa na Assembleia Legislativa de São Paulo

Conhecido pela atuação em favor de imigrantes e refugiados no Brasil, o ativista sírio Abdulbaset Jarour teve confirmada a candidatura ao cargo de deputado estadual em São Paulo nas eleições deste ano pelo PSB.

O lançamento oficial da candidatura ocorreu no último sábado (27), em São Paulo. Ele é um dos 2.045 postulantes a uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa paulista, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Abdul, como é mais conhecido, já havia antecipado ao MigraMundo em maio passado a disposição em disputar uma vaga de deputado estadual. Em julho, o próprio partido já havia homologado o nome do ativista como um dos postulantes durante convenção.

Abdul é o primeiro sírio na condição de refugiado a colocar-se como candidato numa disputa eleitoral. Isso se tornou possível pelo fato dele já ter a cidadania brasileira, obtida em março de 2020. No final de abril de 2021, Abdul acertou sua filiação ao PSB, onde também atua como delegado pelo Movimento Popular Socialista (MPS), uma das correntes do PSB, e Coordenador do Núcleo de base de refugiados imigrantes, apátridas e exilados políticos da legenda.

Também em entrevista exclusiva ao MigraMundo em maio do ano passado, Abdul resumiu os motivos que o levaram a se filiar a um partido político brasileiro, em um movimento ainda pouco comum entre pessoas com atuação semelhante à sua.

“O fato de estar em um partido político, de certa forma, não foi uma escolha, mas sim uma oportunidade, sobretudo para que as pessoas conheçam a nossa luta e a importância de ter um espaço na política brasileira”, disse, à época.

O desafio para Abdul agora é obter apoio para a causa de uma comunidade que segue à parte do sistema eleitoral brasileiro, já que o direito a voto ainda é restrito a brasileiros natos e naturalizados.

“A sociedade precisa se conscientizar sobre a necessidade de cada grupo falar por si, da sua dor, da sua vivência, das expectativas e resistências. Representatividade é importante. E representatividade com legitimidade é fundamental para conquistas e avanços no que se refere à causa migratória. A comunidade imigrante precisa participar efetivamente da construção dos
caminhos que impactam diretamente na sua vida. Nada sobre nós, sem nós”, disse, em comunicado à imprensa sobre o lançamento da candidatura.

Trajetória

Nascido na cidade de Aleppo e criado em uma família tradicional, Abdul é o quinto dentre sete filhos de um casal economicamente estruturado. Aos 20 anos, no entanto, foi obrigado a servir o exército militar e vivenciou os horrores da guerra instaurada na Síria, que ainda hoje assola seu país.

Abdul chegou ao Brasil em 2014 como refugiado de guerra e instalou-se na capital paulista, onde reside até hoje. Ao longo do tempo, se engajou em uma série de ações em prol da comunidade migrante em São Paulo e em outras regiões do Brasil. É membro-fundador da ONG Pacto pelo Direito de Migrar – África do Coração (PDMIG), conhecida especialmente pela organização da Copa dos Refugiados. Ele respondeu como vice-presidente e diretor de Projetos da organização de 2016 até este ano, quando pediu afastamento para se dedicar ao pleito eleitoral.

Também foi consultor Especial da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados
do Brasil de São Paulo – OAB/SP e, até recentemente, compôs o Conselho Estadual de
Defesa dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe), respondendo pela
coordenação da Comissão de Direitos Humanos, Migrantes e combate à Xenofobia.

O ativista também já atuou como consultor cultural para produções que abordam a temática migratória e de refúgio, além de já ter trabalhado como intérprete.

Atualmente, Abdul cursa Direito no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Também atua como proprietário da Baset Desenvolvimento Gerencial, empresa especializada em projetos de cunho sócio-culturais, com destaque para conferências e produção de eventos.

- Advertisement -spot_img
- publicidade -

Últimas Noticías