Bolívia e Camarões vão decidir a Copa Gringos; final é neste domingo

1
30

A Copa do Mundo da Fifa ainda nem começou, mas a Copa Gringos já tem definida sua grande final. Bolívia e Camarões, duas seleções que misturaram entrosamento e raça dentro de quadra com a força de suas torcidas, superaram os demais adversários e são as finalistas da competição.

A final foi confirmada para o Parque da Aclimação, próximo ao centro de São Paulo, de forma a permitir que a decisão da Copa Gringos seja acompanhada por um maior público. O grande jogo terá como preliminares a decisão da Série Prata entre Bélgica e Congo e a disputa do terceiro lugar entre chilenos e peruanos. Mais informações sobre a competição estão disponíveis no site oficial da Copa Gringos.

Depois de dois meses de competição, Bolívia e Camarões alcançam a final da primeira Copa Gringos. Crédito: Divulgação Copa Gringos
Depois de dois meses de competição, Bolívia e Camarões alcançam a final da primeira Copa Gringos.
Crédito: Divulgação Copa Gringos

Os finalistas

Se a Bolívia não se classificou para a Copa do Mundo da Fifa (a última foi em 1994), na Copa Gringos foi bem diferente. Desde o começo era apontada como uma das favoritas ao título e deixou isso claro na partida de estreia, fazendo 4 a 0 na Bélgica e sendo a única seleção que conseguiu passar um jogo inteiro sem ser vazada. No entanto, esteve longe de ter vida fácil ao longo do torneio.

Na rodada seguinte vieram as vitórias sobre Esperanto e China, que deram aos bolivianos o primeiro lugar do grupo F. Nas oitavas, venceu a Colômbia após um sofrido 4 a 3; fez 5 a 2 nos paraguaios nas quartas; e na semifinal fez um grande duelo contra o Peru, seleção que tinha até então a melhor campanha da Copa, no qual triunfou por um apertado 2 a 1.

Seleção boliviana superou o Peru e se classificou para a final da Copa Gringos. Crédito: Planeta América Latina
Seleção boliviana superou o Peru e se classificou para a final da Copa Gringos.
Crédito: Planeta América Latina

Já Camarões desde o começo mostrou que também chegava para dar trabalho. Estreou com vitória de virada sobre os Estados Unidos por 8 a 4 e só ganhou de goleada até agora. Além dos EUA, Camarões passou pelo time Alpino e Equador (1ª fase), Alemanha (oitavas) e Nigéria (quartas) até despachar a forte seleção chilena por um novo 8 a 4.

A exemplo da boliviana, a torcida camaronesa é barulhenta e empurra o time dentro de quadra. Uma amostra do que ela é capaz de fazer – e deve fazer com maior intensidade na grande final – pode ser vista no vídeo abaixo, gravado pouco antes da estreia de Camarões na Copa Gringos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_rrkqzUtZNQ]

Enfim, a final promete. É só chegar ao Parque da Aclimação no próximo dia 8 e acompanhar. Fica na Rua Muniz de Souza, 1.241 (não tem estacionamento no local).

Com informações dos portais Planeta América Latina e Bolívia Cultural

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.