8ª edição do evento acontece no próximo dia 31 de março no Memorial da América Latina
Por Rodrigo Veronezi
Em São Paulo (SP)
Para quem já está com saudades do Carnaval, o dia 31 de março vai dar uma forcinha para quem estiver em São Paulo com a 8ª edição do Carnaval Andino Yunza.
Depois de passar pela Praça Cívica Ulisses Guimarães e pelo Centro Esportivo Tietê, desta vez a festa será no Memorial da América Latina (na Praça das Sombras), tradicional ponto de eventos ligados à comunidade latino-americana na capital paulista. A programação vai das 12h às 21h e a entrada é gratuita.
A Yunza celebra a diversidade cultural, gastronômica e musical do Peru, contando com a ajuda da comunidade migrante que reside tanto na capital paulita como no interior de São Paulo.
Incluída no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, a Yunza acontece sempre no último domingo de março – de acordo com o Projeto de Lei 1 16.661/2017. A atividade é organizada pela Associação Latino-Americana de Arte e Cultura (Alac) e pelo Consulado Geral do Peru em São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo e do governo estadual.
“É o Carnaval Andino de São Paulo”, reforça Tania Bernuy, presidenta da Alac.
Em geral associada à comunidade peruana, que costuma ser maioria entre frequentadores e nas atrações culturais, a Yunza também conta com representações de outros países andinos. O grupo cultural boliviano La Diablada, por exemplo, é um dos convidados da edição deste ano.
“Esta festa a ressalta o direito da expressão cultural, porque dessa forma permitimos que outros grupos e organizações também possam manter suas expressões”, completa Bernuy.
Além da Yunza, outra festa migrante que consta no calendário oficial de eventos de São Paulo é a Alasitas, uma das principais da comunidade boliviana – e que ocorre religiosamente no dia 24 de janeiro, não importa o dia da semana.
Significado
Yunza (pronuncia-se junsa) significa “corta-monte” em quéchua, um dos idiomas oficias do Peru, e consiste na derrubada de uma árvore para colher os seus frutos, em uma apologia a “pacha-mama” (“mãe terra”, “universo”). Nela, o “padrinho” da festa é responsável por escolher uma árvore seca para enchê-la de enfeites e presentes – o objetivo é mostrar que ela ainda pode gerar frutos e alegrias, mesmo no final da vida.
No final da festa, o público faz uma roda em volta da árvore e cada um dá um golpe de machado para tentar derrubá-la. Quem der o golpe final é eleito o padrinho da festa do próximo ano.
Carnaval Andino Yunza 2019
Data e hora: 31 de março, das 12h às 21h
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo – ao lado da estação Barra Funda do metrô
Entrada: gratuita