Casal de venezuelanos lança Sotaques do Mundo, primeiro podcast no Brasil feito por imigrantes

Programa vai ter atualização semanal e vai abordar diferentes facetas das migrações no país a partir da perspectiva do migrante

0
217
O casal Marifer Vargas e Carlos Escalona, apresentadores do podcast Sotaques do Mundo, ao lado de Silvia Sander, do ACNUR (e) e Letícia Carvalho, da Missão Paz (d)
O casal Marifer Vargas e Carlos Escalona, idealizadores e apresentadores do podcast Sotaques do Mundo, ao lado de Silvia Sander, do ACNUR (e) e Letícia Carvalho, da Missão Paz (d). (Foto: Divulgação)

Um podcast que se propõe a falar de questões de relevância para a vida de imigrantes no Brasil, incluindo aqueles em situação de refúgio, de uma forma simples e dinâmica e a partir do olhar de refugiados e imigrantes. Esse é o desafio assumido por Sotaques do Mundo, considerado o primeiro podcast idealizado e conduzido por imigrantes e refugiados no Brasil.

A iniciativa é do casal de venezuelanos Marifer Vargas e Carlos Escalona, que decidiu partir da própria experiência migratória no país para lançar o canal e abordar a temática sob essa perspectiva.

O Sotaques do Mundo foi lançado oficialmente na última segunda-feira (25) nas principais plataformas de podcast, como Spotify e Deezer, e também está disponível em canal próprio no YouTube. Ele é fruto de uma longa pesquisa feita pela dupla, que constatou tanto a ausência de podcasts tocados por imigrantes no Brasil quanto a complexidade de assuntos a serem abordados.

Além disso, segundo Marifer, o podcast possui um outro elemento especial, que é o de colocar a pessoa migrante e refugiada em um patamar diferente do que costuma aparecer nos meios de comunicação e nas pesquisas acadêmicas.

“Não é falar de nós, é falar conosco. Isso para nós é muito importante”, ressaltou.

Logo do Sotaques do Mundo, primeiro podcast no Brasil idealizado e conduzido por imigrantes
Logo do Sotaques do Mundo, primeiro podcast no Brasil idealizado e conduzido por imigrantes. (Foto: Divulgação)

Primeiro episódio

O episódio de estreia do Sotaques do Mundo trata de dois assuntos ao mesmo tempo: os conceitos e diferenças acerca de migração e refúgio, e a questão da documentação, uma das principais para a pessoa migrante no país. Além da apresentação de Marifer e Carlos, esse programa conta com a participação de Letícia Carvalho, coordenadora de advcocacy da Missão Paz, e de Silvia Sander, assistente sênior de proteção do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados).

Além deste, outros três episódios já foram gravados e serão divulgados semanalmente. Uma nova leva de programas deve ser preparada nas próximas semanas.

A pesquisa que ajudou na criação do podcast identificou ao menos 80 assuntos a serem abordados nas próximas edições do Sotaques do Mundo, segundo a conta feita por Marifer e Carlos. A produção ocorre em uma agência de publicidade na zona sul da capital paulista.

“Pela nossa experiência como imigrantes e refugiados, olhamos as situações de um jeito distinto. E isso para nós é contribuir com a sociedade, a partir da nossa perspectiva”, finalizou Marifer.

Além do Sotaques do Mundo, Escalona também contribui com o Refúgio em Pauta, podcast do ACNUR dedicado especificamente à questão do refúgio e deslocamento forçado.