CIC do Imigrante promove Feirão do Emprego em São Paulo

0
661

O Centro de Integração de Cidadania (CIC) do Imigrante, localizado na Barra Funda (zona oeste de São Paulo), receberá nesta quarta-feira (24) o seu primeiro Feirão do Emprego para Imigrantes, das 9 às 16h30.

A ação é resultado de uma parceria entre o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) localizado no CIC do Imigrante, a Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, o projeto Sí, Yo Puedo, o coletivo Conviva Diferente e a Include Quality.

Inaugurado em dezembro de 2014, CIC do Imigrante recebe seu primeiro Feirão de emprego para imigrantes e refugiados. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Inaugurado em dezembro de 2014, CIC do Imigrante recebe seu primeiro Feirão de emprego para imigrantes e refugiados.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Ela consiste em um projeto-piloto que contará com palestras sobre como se comportar numa entrevista de emprego, dicas para elaboração de currículo e direitos do trabalhador, além de intermediação de mão de obra e seleção para candidatos de 18 a 24 anos, com ensino médio concluído ou cursando.

“Esse evento-piloto tem como objetivo orientar os imigrantes sobre as questões do trabalho, para que os mesmos tenham mais sucesso nas entrevistas de emprego, aproximando o trabalhador imigrante das novas oportunidades do mercado, fomentando a geração de trabalho e renda”, explica Thais Alcântara, supervisora do PAT localizado no CIC do Imigrante.

Segundo Thaís, a maior procura dentro do CIC é de haitianos e refugiados, especialmente da Nigéria e Síria, mas também há procura por outras nacionalidades, como bolivianos, peruanos, paquistaneses, senegalenses e sul-africanos.

“Diariamente atendemos imigrantes de várias nacionalidades e muitos desconhecem a forma como é feita uma entrevista, quais documentos apresentar, como se portar e  quais direitos trabalhistas possuem, dificultando a conquista de uma vaga de emprego”.

A maior parte dos candidatos a emprego são homens – 180 de janeiro a maio, (num total de 259 atendimentos e 224 encaminhamentos). Eles buscam vagas na construção civil, ou por possuírem experiência anterior ou por terem informações prévias de que os salários em geral superam R$ 1 mil nesse ramo e oferecem alojamento. Já as mulheres procuram mais colocações como ajudantes de cozinha, auxiliares de limpeza e funções típicas de hotéis. Ensino médio completo ou incompleto é a situação mais comum. As vagas para candidatos sem experiência são a partir de um salário mínimo. Os mais bem remunerados, na casa dos R$ 1,2 mil, são os especializados, como eletricistas.

“Acreditamos que esta iniciativa será de grande importância para aqueles que participarem e para nos ajudará nós próximos eventos que virão”, completa Thaís.

Sobre o CIC do Imigrante

O CIC do Imigrante, inaugurado em 15 de dezembro de 2014, foi criado com a proposta de ser um espaço em que o imigrante pudesse encontrar os diversos serviços que lhe são necessários. Inaugurado no final do ano passado, oferece um atendimento especializado e centralizado de informações e serviços com objetivo de acolher e facilitar o acesso a direitos fundamentais a estrangeiros que chegam a São Paulo em situação de vulnerabilidade.

Área do CIC tem cerca de 2.000 m². Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Área do CIC tem cerca de 2.000 m².
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

O local tem cerca de 2.000 m² e vai atender os imigrantes com uma série de serviços – que incluem a emissão de documentos como carteira de trabalho e CPF, abertura de contas correntes, atendimento jurídico, cursos de capacitação profissional e de língua portuguesa. Para este ano devem estar disponíveis, entre outros, os serviços de auxílio à regularização migratória e o Poupatempo.

Saiba mais sobre a inauguração do espaço neste link.

1º Feirão do Emprego para Imigrantes
Data e horário:
quarta-feira (24/06), das 9 às 16h30
Local: CIC do Imigrante – rua Barra Funda, 1.020, São Paulo (SP) – próximo à estação Barra Funda do metrô
Informações: (11) 3104-2733 /3115-2048

Com informações do PAT/CIC do Imigrante e da InPACTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui