publicidade
domingo, outubro 6, 2024

Coleção resume História da Imigração no Brasil e serve como porta de entrada para pesquisas

As três publicações, com seus artigos e referências, servem como porta de entrada para novos estudos a serem desenvolvidos sobre a temática migratória

Por Maria Eduarda Matarazzo e Rodrigo Borges Delfim
Atualizado em 23.set.2024, às 8h00

Você deseja conhecer a história da imigração no Brasil, mas não sabe bem por onde começar? Tem interesse em se aprofundar em algum tópico específico? Está curioso sobre perspectivas históricas, contemporâneas e regionais sobre esse processo? O público brasileiro agora conta com uma obra que pode ajudar nessa tarefa.

Composta por três volumes, a coleção “A História da Imigração no Brasil” explora diferentes aspectos do assunto no Brasil ao longo do tempo. O primeiro volume saiu em 2020 e as duas obras seguintes foram publicadas neste ano, todas pela Editora FGV.

Um evento de lançamento oficial do combo ocorreu no últtimo sábado no Museu da Imigração, em São Paulo. Durante a atividade, os autores e organizadores da obra destacaram o simbolismo do local, que foi a antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás e ponto de passagem de milhões de migrantes internacionais e internos no Brasil.

Uma atividade semelhante de lançamento já tinha sido realizada no Rio de Janeiro, em agosto.

Os três volumes da coleção – um breve resumo

O primeiro livro da coleção “A História da Imigração no Brasil” oferece uma abordagem abrangente sobre o contexto histórico da imigração no Brasil. Em vez de focar nos grupos étnico-nacionais específicos, o livro revisita as políticas imigratórias e os movimentos migratórios internacionais, além das políticas imigratórias do Estado brasileiro e com os movimentos demográficos, oferecendo uma perspectiva ampla.

A coletânea, que inclui artigos de Rui Aniceto Nascimento Fernandes, Julianna de Oliveira, Fábio Koifman, Guilherme Cavotti Marques e Paula Ribeiro, abrange deslocamentos desde o século XIX até a década de 1950, incluindo o período da Grande Imigração e a migração pós-Segunda Guerra Mundial.

Já o segundo volume, lançado neste ano, é focado na migração contemporânea e examina como as migrações moldaram e continuam a influenciar a sociedade brasileira. O livro investiga as interações entre as migrações recentes e os processos históricos, questionando também as possibilidades de abertura e integração com o mundo global.

Por fim, o terceiro volume analisa a imigração internacional no Brasil sob diferentes perspectivas regionais. Nele estão inclusos estudos sobre a imigração portuguesa em São Paulo, a italiana no Rio Grande do Sul, e grupos menos abordados pelo meio acadêmico, como os russos no Brasil. O livro também aborda a imigração para o Rio de Janeiro e outros estados, como Pará, Mato Grosso, Espírito Santo e Amazonas, discutindo a patrimonialização da história migrante com contribuições de pesquisadores de museus de imigração em São Paulo, Buenos Aires (Argentina) e Halifax (Canadá).

As três publicações, com seus artigos e referências, servem como porta de entrada para novos estudos a serem desenvolvidos sobre a temática migratória, resumindo ao menos parte dos estudos já publicados sobre este ou aquele grupo, período ou recorte específico.

Evento de lançamento em São Paulo

Para o lançamento na capital paulista ocorreu um bate-papo entre os organizadores da coleção, Luiz Reznik e Helion Póvoa Neto, junto às autoras Camila Escudeiro, Maria Izilda Matos, Mariana Esteves Martins, Rosana Baeninger, Svletana Russeishvili e o autor Paulo Cesar Gonçalves.

A realização do evento no Ateliê Educativo do Museu da Imigração, sala que faz parte da atual Mostra Permanente do local, favoreceu um clima de bate-papo entre autores, organizadores e demais presentes.

Pesponsável pelo lançamento do primeiro volume, Luiz Resnik é professor de História Social e Ensino de História na UERJ e coordena o Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. Ele é bolsista do CNPq e da Faperj desde 2016 e autor de vários livros sobre imigração e política no Brasil. Já Helion Póvoa Neto é professor associado no Ippur-UFRJ e coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM) desde 2000, possui doutorado em Geografia Humana pela USP e realizou estágio pós-doutoral em Roma.

Ambos são especialistas renomados nas áreas de imigração e geografia, com vasta experiência acadêmica. Reznik se destaca por seu foco em imigração e história, enquanto Póvoa Neto é uma referência em estudos migratórios e planejamento urbano. Juntos, eles contribuem significativamente para o entendimento das dinâmicas migratórias e históricas no Brasil.

Serviço

Lançamento da coleção A História da Imigração no Brasil – 3 volumes
Data e hora:
sábado, 21 de setembro, a partir das 15h
Local: Ateliê Educativo (1° andar) do Museu da Imigração de São Paulo – Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo (perto da estação Bresser-Mooca do Metrô)
Entrada: gratuita


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías