COMIGRAR vai debater migrações a nível nacional em 2014

0
295

Além da Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes, a ser realizada no fim deste mês (veja aqui a programação), São Paulo também será palco em 2014 da I Conferência Nacional Sobre Migrações e Refúgio (COMIGRAR), em mais uma amostra da importância que a questão migratória ganha para atualidade brasileira.

O evento, previsto para o primeiro semestre de 2014, será coordenado pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça/Departamento de Estrangeiros (DEEST) em parceria com o Ministério do Trabalho e do Emprego, com o apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

O objetivo da conferência é reunir migrantes, profissionais e estudantes envolvidos na temática migratória, servidores públicos e representações diversas que vivenciam a realidade da migração e do refúgio no país, para uma reflexão coletiva e elaboração de propostas para a construção da Política e do Plano Nacional de Migrações e Refúgio.

1451356_213130588866197_485025252_n

O processo de implementação da conferência nacional prevê a realização de diversos eventos participativos (estaduais, municipais, livres e virtuais) para promover a reflexão e estimular o engajamento de migrantes, refugiados e da sociedade no diálogo em torno dos temas relacionados às migrações e ao refúgio (veja o organograma acima). Entre esses eventos está a 1ª Conferência Municipal de Políticas para Imigrantes, já citada por aqui e também acompanhada pelo blog.

A condução do processo está a cargo da comissão executiva da I COMIGRAR. Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail comigrar@gmail.com e pela página da Conferência no Facebook, que traz informações atualizadas sobre os preparativos. Este espaço também acompanhará o processo de preparação da conferência e trará posts futuros sobre o evento.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.