Como a mídia britânica trata os imigrantes?

0
414

Quando se fala em tabloides britânicos logo vêm à mente os escândalos envolvendo celebridades e políticos – verídicos ou não –que tais veículos costumam destacar.  Mas eles também exercem grande influência sobre a opinião pública também em assuntos que mexem com todo o país. E a questão migratória é um dos temas na pauta diária britânica.

Entender como a mídia do Reino Unido noticia as questões ligadas a imigrantes, refugiados e solicitantes de asilo é o objetivo principal do estudo que está em desenvolvimento pela Universidade de Oxford, uma das mais tradicionais do mundo.

Um dos pontos que a pesquisa vai tratar é como certos grupos de imigrantes são noticiados pelos veículos, a partir de como os termos sobre o tema são empregados. Mais detalhes sobre o estudo estão no blog do Centro de Migração Política e Sociedade (Compas), da Universidade de Oxford.

Uma pesquisa como essa certamente caberia em outros países, incluindo o Brasil, dada a importância e abrangência que o tema vem ganhando a nível nacional e global. E chega em um momento no qual o governo britânico começa a adotar medidas para controlar o ingresso de imigrantes ao país, gerando polêmica dentro e fora da União Europeia (UE). Vamos voltar a esse assunto em breve.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui