Conheça organizações internacionais que atuam junto a refugiados

0
3108

Por Flávio Carvalho*
De Barcelona, Catalunha (Espanha)

Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, era o principal impulsor da campanha Ação da Cidadania contra a miséria e pela vida. A Campanha era mais conhecida como a Campanha contra a Fome (dos então 32 milhões de miseráveis que havia no Brasil) e foi lançada em 1993. Betinho, que morreu em 1997, disse, durante a organização de um show na Praia de Boa Viagem, em Recife, que solidariedade ou rimava com voluntariedade, ou não valia (para um importante artista que não queria cantar como voluntário, mas recebendo um importante cachê – enquanto artistas como Chico Buarque cantavam voluntariamente naquele show).

Porque me lembrei do Betinho? Porque a Turquia exigiu e vai receber da União Europeia mais de 3 bilhões de euros para aceitar “acolher” os refugiados que querem entrar no seu território. É o que acontece hoje com muitos países europeus que não aceitam recebê-los voluntariamente, mas que aceitam acolher imigrantes, sim, desde que os seus governos sejam muito bem pagos. Até o refúgio virou um mercado descarado na União Europeia. Recebi uma oferta de trabalhar com esse assunto, desde que estivesse disposto a desembolsar boa quantidade de euros em uma pós-graduação sobre Política Integral de Acolhida aos Refugiados, aqui na Espanha.

Depois de mais de oito anos escrevendo pra Revista Brazil com Z, o artigo da edição passada, sobre o drama dos refugiados que imploram para entrar na União Europeia parece ter sido o que mais retorno positivo me deu, até hoje. Algumas pessoas me escreveram para pedir sugestões de como podiam ajudar, voluntariamente.

Como escrever faz parte do meu trabalho voluntário e movido mais pela solidariedade que por qualquer outra coisa, resolvi então dedicar um espaço mais a orientar as pessoas, brasileiros ou não, aqui na Península Ibérica (e no Brasil) a saber como a sociedade civil pode, deve e já está ajudando às milhares de famílias, principalmente com crianças, que buscam refugio nesta parte do Mundo. Porque se formos esperar pela má vontade dos governos europeus, aumentará ainda mais o número de mortos…

Acción contra el hambre (Ação contra a fome)
Ela atua basicamente em campanhas de sensibilização para meios de comunicação do Mundo inteiro, sobre os dramas provocados pelas guerras e conflitos armados na Síria, Líbano e Turquia. Ajuda os refugiados com água potável, saneamento e higiene básica, principalmente para as famílias mais vulneráveis.

Número de conta bancária: CAIXESBBXXX 2100-3006-94-2200826398

Link: https://www.accioncontraelhambre.org/es

Anistia Internacional
Por um lado, ela lidera a campanha na Internet: «Primero las personas, luego las fronteras #RefugeesWelcome”. Por outro, está divulgando o Informe internacional Medo e tanques de guerra: os planos da Europa para conter a entrada de pessoas refugiadas , para informar-se da violação dos direitos humanos por parte da União Europeia que tanto fala de direitos…

Link: https://www.amnesty.org/en/

CIEMEN
Essa ONG catalã é atualmente dirigida pelo ex Diretor da Agência Catalã de Cooperação, David Minoves, que conhece muito bem o Brasil e já participou do Fórum Social Mundial em Porto Alegre (foi lá que o conheci). Junto com o Coletivo Ronda, advogados de Barcelona que atuam em projetos sociais e de defesa dos direitos sociais, também nos campos de refugiados do Curdistão e da Turquia, estão conseguindo que o governo da Turquia facilite atenção médica às crianças e idosos mais necessitados nos campos de refugiados. A maioria dessas pessoas foge do Estado Islâmico desde que este decidiu sequestrar mais de cinco mil mulheres e crianças na região de Sinjar, no Norte do Iraque.

Número de conta bancária: ES31 2100 0788 6302 0017 8433

Link: http://www.ciemen.cat/

ACNUR – Alto Comissariado da ONU para Refugiados
É a agência mais importante do que se chama de “Sistema ONU” de ajuda aos refugiados de todos os países de onde se originam o refúgio. Também atua no Brasil. Sobre a ACNUR basta afirmar que mais de 2 milhões (!) de crianças sírias dependem do seu trabalho, cada dia, para sobreviver, alimentar-se, proteger-se do frio e das doenças. Na Internet ou até mesmo pelo telefone espanhol 91 369 70 56, pode se fazer qualquer tipo de ajuda para ACNUR.

Link: http://www.unhcr.org/

Refugiados sírios que estavam no Iraque retornam ao país, mesmo com a guerra. Crédito: ACNUR
Refugiados sírios que estavam no Iraque retornam ao país, mesmo com a guerra.
Crédito: ACNUR

Cruz Vermelha
Na Catalunha, por exemplo, desde 2013 a Cruz Vermelha, desenvolve projetos de assistência obstétrica e ginecológica para refugiadas sírias e palestinas, com ajuda da Prefeitura de Barcelona, entre outras colaborações. Recentemente, enviou mil kits básicos de higiene familiar para mais de cinco mil pessoas em trânsito em regiões mais afetadas da Sérvia e Grécia, entre outros países. Na Espanha, presta todo tipo de ajuda aos refugiados que já conseguiram chegar: habitação, assistência psicossocial, trabalhista, etc.

Número de conta: ES22 2013 0695 1802 0104 6966

Link (Cruz Vermelha Internacional): https://www.icrc.org/

Carregamento com ajuda humanitária é distribuído pela Cruz Vermelha no Afeganistão. Crédito: Norimasa Tochibayashi/ICRC
Carregamento com ajuda humanitária é distribuído pela Cruz Vermelha no Afeganistão.
Crédito: Norimasa Tochibayashi/ICRC

Médicos do Mundo
Trabalha na Grécia e Itália (na região da Calábria e da Puglia), oferecendo ajuda psicossocial aos migrantes e refugiados que acolhem e que sofreram agressões sexuais ou violência de gênero.

Número de conta: ES93 0049 0001 5928 1001 0006

Link: http://www.medicosdomundo.pt/pt

Oxfam Intermon
Atua na Síria, Jordânia e Líbano, oferecendo ajuda e meio milhão de refugiados que vivem no campo de Zaatari, além da Sérvia (com banheiros, mantas e água), na fronteira com a Macedônia. Na Internet, desenvolve uma campanha dirigida ao Presidente espanhol: Uma resposta que não nos avergonhe!

Número de conta: La Caixa – ES21 2100 0765 80 0200210940 – / Caja Madrid – ES89 2038 8978 19 6000248468

Link: http://www.oxfamintermon.org/

Save the Children
A ONG acompanha famílias inteiras em todo o roteiro de milhares de quilômetros em busca de refúgio: Síria, Nigéria, Somália, Sudão e Líbia. Na Ilha de Lesbos, na Grécia, oferece ajuda fundamental para as crianças e suas famílias: todo o material necessário para levantar o campo de refugiados não teria sido possível sem a sua ajuda.

Número de conta: Santander ES13 0049 0001 5224 1001 9194

Link: https://www.savethechildren.net/

UNICEF
Dispensa apresentações e ajuda milhares de refugiados na Síria, Jordânia, Iraque, Líbano e Turquia.

Número de conta Santander: ES67 0049 0001 5928 1010 0005

Link: http://www.unicef.org.br/

*Flávio Carvalho é sociólogo e brasileiro migrante. Vive em Barcelona, Espanha

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui