Copa Gringos 2015 terá africanos de volta, novas seleções e times B

1
9

Depois de dois campeonatos disputados ao longo de 2014, a Copa Gringos retoma suas atividades neste ano. Serão 24 seleções – mesma quantidade da edição do primeiro semestre e quatro a mais que a Liga Gringos – que jogarão nos dias 21 e 22 de março no Clube Lausanne Paulista, na zona norte de São Paulo, das 13h às 19h.

Chamada de Festival Copa Gringos, a competição novamente opta por experimentar um novo formato, disputado em um único final de semana. Segundo a La Vista Eventos, produtora que organiza o campeonato, essa fórmula permite reunir todos os jogadores ao mesmo tempo, permitindo mais confraternização, jogos e diversão.

Peru goleia França e fará tira-teima com os bolivianos em jogos neste ano. Crédito: Lucas Campos
Copa Gringos experimenta novo formato e será disputada em um único final de semana e novo local.
Crédito: Lucas Campos

“Não temos exclusividade com nenhum local ou formato de campeonato. Assim, dessa vez faremos um formato novo – Festival (mais rápido e simples, começa e acaba no mesmo fim de semana) – e em um local fechado só para nós no Clube Lausanne”, explica Marcelo Sturari, que integra a La Vista ao lado do francês Stephane Darmani, idealizador da iniciativa.

Além do futebol, neste semestre a La Vista deve promover também um torneio de tênis disputado por estrangeiros que vivem em São Paulo. Já apelidada de “Copa Davis dos gringos”, a competição está prevista para acontecer entre os meses de abril e maio no Tennis Star, no bairro do Sumaré, zona oeste de São Paulo.

Times na disputa e sorteio de grupos

Além do formato e local, as novidades para esta edição incluem a volta das seleções africanas à Copa Gringos (representadas no torneio por Nigéria e República Democrática do Congo), e as estreias de Coreia, Ucrânia, Taiwan e Uruguai, além dos times B de Brasil, França, Itália e Esperanto.

Vista aérea do Clube Lausanne, que receberá o Festival Copa Gringos. Crédito: Divulgação
Vista aérea do Clube Lausanne, que receberá o Festival Copa Gringos.
Crédito: Divulgação

As 24 seleções foram divididas novamente em Séries A e B, cada uma com 12 times. Dentro de cada divisão foram formados três grupos de quatro times, que jogarão entre si para decidir quem continua na competição. Veja abaixo o resultado do sorteio dos grupos, ocorrido na última quinta-feira (19).

Série A
Grupo A – Brasil, Colômbia, Nigéria, Alemanha
Grupo B – França, Taiwan, Coreia, Itália
Grupo C – Peru, Argentina, Equador, Espanha

Série B
Grupo A: França B, Suíça, Chile, Estados Unidos
Grupo B: Rep. Democrática do Congo, Itália B, Esperanto B, Esperanto
Grupo C: Ucrânia, Brasil B, Uruguai, Japão

O regulamento e a tabela com as partidas e respectivos horários estão disponíveis no site da Copa Gringos e na página da competição no Facebook.

Tabela Série A
Tabela Série B

Edições anteriores

Criada no primeiro semestre de 2014 por Darmani, a Copa Gringos já reuniu e mobilizou dezenas de comunidades migrantes de São Paulo. Pessoas com diferentes formações profissionais e trajetórias compartilham os mesmos espaços dentro e fora da quadra.

Time da Bolívia posa com a taça da Liga Gringos. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Time da Bolívia posa com a taça da Liga Gringos.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

A primeira edição da Copa Gringos, que imitou o formato de Copa do Mundo e aconteceu às vésperas do Mundial da Fifa no Brasil, teve Camarões como campeão. Já na Liga Gringos, disputada no segundo semestre e com todas as seleções jogando entre si, quem levou a melhor foi a Bolívia.

Festival Copa Gringos
Data e horário: dias 21 e 22 de março, das 13h às 19h
Local: Clube Lausanne Paulista
Endereço: Rua Maria Bandini Savoy, 172 – Lauzanne Paulista, São Paulo (SP)
http://copagringos.leaguerepublic.com/l/league/28480308.html

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.