Cursinho Popular Mafalda também terá cursos de português para imigrantes e refugiados

0
747

Até o próximo dia 19 de fevereiro estão abertas as inscrições do Cursinho Popular Mafalda, que atua em São Paulo e região metropolitana como alternativa para estudantes de baixa renda em busca de preparação para vestibulares. E neste ano também serão abertas turmas de cursos de português para imigrantes e refugiados.

Os novos cursos serão oferecidos na unidade da zona leste, no bairro do Tatuapé (próxima ao metrô Carrão) – veja mais no serviço ao final do post. Para a inscrição é necessário apresentar documento com foto e uma foto 3X4. A matrícula acontece já no sábado (20).

O curso acontecerá aos sábados, das 9h às 12h, em período semestral – fevereiro a junho e de julho a dezembro. Como material didático será usado o livro “Pode Entrar”, recentemente lançado pelo ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) e produzido pelo Curso Popular Mafalda, com o apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. A publicação está disponível para download e pode ser baixada aqui.

Jacqueline Feitosa, uma das coordenadoras do novo curso e uma das autoras do livro, conta que a ideia surgiu a partir do contato com um grupo de jovens imigrantes que queriam estudar.

Cursinho Popular Mafalda também terá cursos para imigrantes e refugiados. Crédito: Divulgação
Cursinho Popular Mafalda também terá cursos para imigrantes e refugiados.
Crédito: Divulgação

“O encontro foi promovido e descobrimos que, antes desse passo importante, era necessário o idioma. A maioria deles não tinha domínio total de português, não podendo fazer parte do nosso curso preparatório para a universidade. Por isso, surgiu a ideia de implementar o ensino de português”, explica.

Com isso, o Mafalda entra no rol de entidades de diferentes tipos que oferecem auxílio a migrantes que buscam inserção na sociedade brasileira por meio dos cursos de idiomas, aproveitando a experiência já obtida com os cursinhos pré-vestibulares.

“A contribuição do Mafalda, assim como a de outros cursinhos populares, é a luta pelo ensino público gratuito e de qualidade, dando possibilidade para que uma parcela da população acesse seu direito à educação. Acreditamos que os imigrantes, parte integrante na nossa sociedade, também têm esse direito”, finaliza a coordenadora.

Maiores informações podem ser obtidas no site oficial do Cursinho Mafalda e na página no Facebook.

Cursinho Mafalda para Refugiados:

Unidade São Paulo – Leste
Rua José Fernandes Torres, 12 – Tatuapé – São Paulo (Na Universidade Cidade de São Paulo – Unicid)
Contatos:
E-mail: spleste@cursomafalda.com.br.
Telefone: (11) 9-8400-5780 (atendimento WhatsApp de seg. a sáb., 10h às 16h).
Inscrições até 19 de fevereiro, das 9h às 12h

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.