E saiu o campeão da Liga Gringos 2014: parabéns, Bolívia!

5
11

Na Copa Gringos, eles ficaram pelo caminho. Já na Liga, tiveram a chance de conquistar o título que ficou tão perto no primeiro semestre. E desta vez quem riu por último foi a Bolívia, que faturou a Liga Gringos 2014 de virada contra o Peru pelo placar de 5 a 3.

A partida, disputada neste domingo (14) na quadra 14 do Playball Pompeia (São Paulo), confirmou a expectativa por um jogo acirrado do início ao fim. Nos dois encontros anteriores, placares iguais (2 a 1), com uma vitória para cada lado. Ou seja, a final marcou o tira-teima entre os vizinhos e rivais históricos.

Bolívia supera vice na Copa e fatura a Liga Gringos. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Bolívia supera vice na Copa e fatura a Liga Gringos.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Em campo, muita chuva, marcação, catimba e tensão por parte das duas seleções. A impressão era de que o jogo seria decidido nos detalhes – e assim aconteceu.

Time de melhor campanha na primeira fase da Liga, o Peru saiu na frente, mas levou três gols de falta em poucos minutos e ficou atrás no placar ainda no primeiro tempo. O time ainda esboçou uma reação no final do jogo, mas já era tarde.

“Foram três erros de bolas paradas quando estávamos jogando bem”, lamentou o lateral peruano Franklin Ruiz após o time ficar com o vice-campeonato.

Peru lutou, mas acabou ficando com o vice-campeonato. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Peru lutou, mas acabou ficando com o vice-campeonato.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Para os bolivianos, que começaram com duas derrotas consecutivas e deram impressão que iriam decepcionar na Liga, após o jogo era só festa e alívio por aproveitarem a nova chance. “Perdemos de virada a final da Copa Gringos para Camarões, não poderíamos perder mais essa”, disse o meia boliviano Israel Ramiro Correa Silva após a partida. Para ele, a união do time fez a diferença na reta final. “No começo estávamos receosos de juntar a galera. Mas depois todo mundo se juntou, veio patrocinador também e tivemos garra para decidir”, completa.

Nas arquibancadas, a torcida de cada lado fez sua parte. Se no primeiro semestre os bolivianos praticamente tomaram conta do Parque da Aclimação, desta vez viu a peruana também comparecer em peso ao Playball Pompeia. No entanto, somente uma delas poderia soltar o grito de campeão ao final do jogo – desta vez, melhor para os bolivianos.

Festa boliviana teve champanhe e volta olímpica. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Festa boliviana teve champanhe e volta olímpica.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Festa antes e depois da final

A grande final foi antecedida por duas partidas entre as seleções da América e dos Resto do Mundo. A primeira delas, disputada sábado (13) no Parque da Aclimação, em São Paulo , terminou empatada em 4 a 4; já a segunda, antes da decisão, terminou com vitória do Resto do Mundo.

Após a grande final, a Liga Gringos promoveu no próprio Playball Pompeia um churrasco de confraternização – que contou com jogadores da grande maioria das seleções que disputaram a competição e demais presentes.

Próxima edição?

E como fica a competição para o próximo ano? O francês Stephane Darmani, organizador e idealizador da Liga, já confirmou que o evento continua em 2015, com edições previstas para março e junho. Nessas datas, o formato deve ser mais curto, disputado em um único fim de semana. “Com isso, pensamos em atrair novos times que teriam dificuldade para comparecer durante nove finais de semana”, explica Darmani.

Seja como Copa ou Liga, torneio deve ter novas edições em 2015. Crédito: Rodrigo Borges Delfim
Seja como Copa ou Liga, torneio deve ter novas edições em 2015.
Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Embora o formato de Liga exija uma maior dedicação, custo e organização por parte das seleções, ele pode ser retomado no segundo semestre de 2015.

 

 

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.