Dezembro é um mês marcado em todo o mundo por manifestações dos imigrantes pela aplicação dos direitos humanos contidos nos documentos da Organização das Nações Unidas (ONU). É também em dezembro, mais precisamente no dia 18, que é lembrado o Dia Internacional do Imigrante.
Como parte das mobilizações em prol dos direitos dos imigrantes no mundo, acontecerá no próximo dia 7 de dezembro em São Paulo a oitava edição da Marcha dos Imigrantes, cujo lema neste ano é “Basta de Violência contra os Imigrantes”.
No caso de São Paulo, conquistas recentes obtidas pelas comunidades migrantes devem ser lembradas pela Marcha – como o reconhecimento e apoio a manifestações culturais, a participação nos Conselhos das Subprefeituras, a abertura plena do Centro de Acolhida e os primeiros passos da bancarização. No entanto, o caminho para o reconhecimento pleno das contribuições, atividades e dificuldades vividas pelos imigrantes ainda é bastante longo. E sem uma continuidade da mobilização, tais avanços perdem força e correm grande risco de se tornarem pouco relevantes.
Uma outra novidade para este ano em São Paulo é a inclusão de um bloco composto apenas por mulheres imigrantes, com o objetivo de dar maior peso às suas reivindicações e mostrar a necessidade da equidade de gênero no contexto migratório (leia mais aqui sobre o bloco).
A concentração para a Marcha será a partir das 9 da manhã, na esquina da praça da República com a rua Barão de Itapetininga. De lá, seguirá por avenida São Luís, viadutos Nove de Julho e Jacareí, rua Maria Paula, viaduto Dona Paulina e praça da Sé, onde acontecerá um ato público por volta das 12h.
Embora o nome seja Marcha dos Imigrantes, o ato convida todos aqueles que se preocupam com a construção de um mundo mais justo e igualitário.
Em 2013, o lema foi “Nova Lei de Migração Justa e Humana, para o fim da discriminação”. O manifesto da última edição pode ser acessado aqui. E relembre um pouco de como foi a marcha com o vídeo abaixo, do Bolívia Cultural.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5pR-qod_tVM]
8ª Marcha dos Imigrantes
Data: Dia 7 de dezembro, a partir das 9h
Local: Concentração na praça da República com a rua Barão de Itapetininga
Ato público na praça da Sé previsto para 12h
[…] ← Em SP, 8ª Marcha dos Imigrantes pede fim da violência e da discriminação […]
[…] da Marcha dos Imigrantes, no próximo dia 7, o mês de dezembro em São Paulo contará com uma série de eventos culturais e […]
[…] atividades para reivindicar e expor suas demandas. E uma dessas oportunidades será durante a 8ª Marcha dos Imigrantes, marcada para 7 de dezembro em São […]