Em SP, 8ª Marcha dos Imigrantes pede fim da violência e da discriminação

3
12

Dezembro é um mês marcado em todo o mundo por manifestações dos imigrantes pela aplicação dos direitos humanos contidos nos documentos da Organização das Nações Unidas (ONU). É também em dezembro, mais precisamente no dia 18, que é lembrado o Dia Internacional do Imigrante.

Como parte das mobilizações em prol dos direitos dos imigrantes no mundo, acontecerá no próximo dia 7 de dezembro em São Paulo a oitava edição da Marcha dos Imigrantes, cujo lema neste ano é “Basta de Violência contra os Imigrantes”.

Marcha deste ano reivindica o fim da violência e da discriminação contra os imigrantes. Crédito: Divulgação
Marcha deste ano reivindica o fim da violência e da discriminação contra os imigrantes.
Crédito: Divulgação

No caso de São Paulo, conquistas recentes obtidas pelas comunidades migrantes devem ser lembradas pela Marcha – como o reconhecimento e apoio a manifestações culturais, a participação nos Conselhos das Subprefeituras, a abertura plena do Centro de Acolhida e os primeiros passos da bancarização. No entanto, o caminho para o reconhecimento pleno das contribuições, atividades e dificuldades vividas pelos imigrantes ainda é bastante longo. E sem uma continuidade da mobilização, tais avanços perdem força e correm grande risco de se tornarem pouco relevantes.

Oitava edição da Marcha dos Imigrantes em são Paulo será no próximo dia 07/12. Crédito: Divulgação/CAMI
Oitava edição da Marcha dos Imigrantes em são Paulo será no próximo dia 07/12.
Crédito: Divulgação/CAMI

Uma outra novidade para este ano em São Paulo é a inclusão de um bloco composto apenas por mulheres imigrantes, com o objetivo de dar maior peso às suas reivindicações e mostrar a necessidade da equidade de gênero no contexto migratório (leia mais aqui sobre o bloco).

A concentração para a Marcha será a partir das 9 da manhã, na esquina da praça da República com a rua Barão de Itapetininga. De lá, seguirá por avenida São Luís, viadutos Nove de Julho e Jacareí, rua Maria Paula, viaduto Dona Paulina e praça da Sé, onde acontecerá um ato público por volta das 12h.

Em 2013, a Marcha teve a legislação migratória como tema principal. Crédito: Divulgação/Cami
Em 2013, a Marcha teve a legislação migratória como tema principal.
Crédito: Divulgação/Cami

Embora o nome seja Marcha dos Imigrantes, o ato convida todos aqueles que se preocupam com a construção de um mundo mais justo e igualitário.

Em 2013, o lema foi “Nova Lei de Migração Justa e Humana, para o fim da discriminação”. O manifesto da última edição pode ser acessado aqui. E relembre um pouco de como foi a marcha com o vídeo abaixo, do Bolívia Cultural.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=5pR-qod_tVM]

8ª Marcha dos Imigrantes
Data: Dia 7 de dezembro, a partir das 9h
Local: Concentração na praça da República com a rua Barão de Itapetininga
Ato público na praça da Sé previsto para 12h

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.