Encontro nacional reunirá experiências de extensão universitária com a população migrante

Evento tem como intuito conhecer, mapear e compartilhar experiências de projetos de extensão de todo o país; um pré-encontro vai ocorrer nos dias 16 e 23

0
103
Arte oficial do evento, que acontece no mês de setembro. Foto: Reprodução

Acontecerá, nos dias 25 e 26 de setembro, a primeira edição do Encontro Nacional da Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados (Rede Reunir). Criada a partir de esforços de coletivos migrantes e grupos de extensão, a iniciativa tem como objetivo difundir experiências e projetos realizados em todo o país, visando melhorar o atendimento a imigrantes no país.

O projeto surgiu a partir da preocupação vista por grupos de extensão frente às dificuldades de imigrantes no país no contexto da pandemia de Covid-19. Já com o acesso a direitos dificultado, muitos imigrantes ficam mais expostos a ameaças de despejos, situações de trabalho degradantes e diversas outras violações, uma vez que podem estar com seus documentos em situação irregular, têm menor conhecimento da língua e desconhecem as leis brasileiras. 

O evento contará, então, tanto com as visões e experiências da academia quanto com a vivência na prática de grupos migrantes para garantir melhorias no acesso a direitos. 

No dia 25 de setembro ocorre a mesa de abertura do evento, que tem como intuito conhecer, mapear e compartilhar experiências de projetos de extensão de todo o país. Já no dia 26, haverá a oficina “Revalidação de diploma e acesso à universidade” e, ainda, acontecerá a oficina “Grupo de Trabalho: Como formar redes de projeto de extensão com migrantes?”.

A organização do evento conta com um formulário que está captando cadastros de extensões universitárias existentes pelo Brasil – acesse aqui . Até o momento foram coletadas 68 iniciativas de diferentes regiões do país.

As pessoas inscritas pelo evento vão receber um link para participar de uma sala na plataforma ZOOM, em parceria com Unicamp. Está em estudo uma transmissão por redes sociais.

Pré Encontro Nacional de Extensão Universitária

Em preparação ao I Encontro Nacional de Extensão Universitária, o Fronteiras Cruzadas, em conjunto com ativistas e pesquisadores, irá promover um ciclo de workshops e atividades com o intuito de fortalecer as ações dos grupos de extensão que trabalham com a pauta migratória.

Haverá, nos dias 16 e 23 de setembro, discussões sobre a organização das associações de imigrantes; regularização migratória e o apoio jurídico aos trabalhadores/as imigrantes; políticas e projetos interculturais; políticas afirmativas para migrantes nas universidades; trabalhos socioeducativos com crianças e as juventudes migrantes; redes de mulheres e LGBQIA+ no contexto migratório; acesso à saúde e cuidados com a saúde mental; campanhas de enfrentamento ao racismo e xenofobia; combate à criminalização da migração; e outros temas na perspectiva da migração.

Organização

Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados (REUNIR)

Fronteiras Cruzadas (Unicamp) / Grupo Migra (UFPE) / Cátedras Sérgio Vieira de Mello-UFG e Unicamp / ProMigra (USP) / Diaspotics (UFRJ) / Somos Migrantes (UFRR) / Estórias Migrantes (UFRR) / NEPEMIGRA (UFRGS) / MIGRAIDH/CSVM (UFSM) / CSVM-UFPR / Arquitetura Resiliente (UFG), CRIM (UFMG)

Mais informações

Pré-Reunir Unicamp

16 e 23 de setembro 

Transmissão pelo Youtube @FronteirasCruzadas

I Encontro Nacional da Rede de Extensão Universitária com Imigrantes e Refugiados

25 e 26 de setembro

Inscrição: https://www.even3.com.br/encontroextensaomigracao2021/


*Venha ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo! Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB

*Gostaria de ingressar em nosso grupo de WhatsApp para receber em seu celular as atualizações do MigraMundo? Envie seu nome e telefone para blogmigramundo@gmail.com

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui