Entidades preparam ato em São Paulo em solidariedade aos refugiados

0
73

A Equipe de Base Warmis e a ONG Adus preparam um ato em solidariedade aos refugiados de todo o mundo para este sábado (12), na Praça Pedro Lessa, centro de São Paulo.

Com o título “Nós existimos porque vocês existem – Ato em apoio aos Refugiados”, as duas entidades procuram conscientizar a sociedade dos dramas vividos pelos refugiados e pelos demais migrantes que se deslocam mundo afora. A manifestação está marcada para 17h, mas a concentração começa já um pouco antes, às 15h.

“Estamos fazendo este ato para dar um sinal de solidariedade e apoio aos seres humanos que estão sendo obrigados a fugir produto da violência que assola suas terras. Um sinal para os que estão chegando na Europa e para os refugiados que estão aqui na cidade. Um sinal dizendo ‘aqui estamos, aqui esta minha mão para te acolher, para te ajudar'”, reforça a militante chilena Andrea Carabantes Soto, da Warmis.

O ato contará também com a participação do Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes (CRAI) da Prefeitura de São Paulo, do Abraço Cultural e do MigraMundo.

 

Ato de apoio aos refugiados será na Praça Pedro Lessa, no centro de São Paulo. Crédito: Divulgação
Ato de apoio aos refugiados será na Praça Pedro Lessa, no centro de São Paulo.
Crédito: Divulgação

A questão dos refugiados chamou a atenção mundial depois que uma foto da criança síria Aylan ganhou as manchetes de todos os jornais do mundo, além de ter sido amplamente repercutida nas redes sociais. “Esse foi um fato muito triste e trágico, mas, infelizmente, não foi isolado. Milhares de pessoas já perderam suas vidas nas travessias em busca de refúgio em outros países”, diz Marcelo Haydu, diretor executivo do Adus. “Embora a questão seja mais visível hoje na Europa, as situações que motivam o refúgio também impactam países como o Brasil, que apesar da distância geográfica abriga hoje mais de 8 mil refugiados vindos de países como Síria, Congo e Angola, entre outros”, afirma Haydú.

Os refugiados são pessoas que saíram de seus países de origem por conta de temores fundados de perseguição ou pela situação que enfrentam em seus países de origem. Essas razões, além de terem motivado a emigração, também dificultam ou impossibilitam o retorno dessas pessoas a seus países de origem.

Ato em apoio aos refugiados acontece neste sábado (12) em São Paulo. Crédito: Divulgação
Ato em apoio aos refugiados acontece neste sábado (12) em São Paulo.
Crédito: Divulgação

Também em reflexão sobre os acontecimentos envolvendo refugiados na Europa, a Warmis lembra a importância de cada indivíduo não ficar alheio às tragédias humanas, independente de onde elas aconteçam. “Quando registramos realmente o outro como parte integral nossa, não nos é indiferente o que aconteça, mesmo longe fisicamente. O que acontece com outro ser humano, acontece comigo”. O texto completo pode ser lido neste link.

Campanha

O ato também divulga a “Campanha pelas Fronteiras Livres”, iniciada na semana passada pela Warmis e propagada pelas hashtags abaixo (em português, espanhol, inglês e francês).

#porummundosemfornteiras
#convergenciadasculturas
#porunmundosinfronteras
#convergenciadelasculturas
#foraworldwithoutfrontiers
#convergenceofcultures
#pourunmondesansfrontières
#convergencedescultures

Ato também divulga campanha por fronteiras livres. Crédito: Warmis
Ato também divulga campanha por fronteiras livres.
Crédito: Warmis

Serviço:

“Nós existimos porque vocês existem – Ato em apoio aos Refugiados”
Data: 12 de Setembro de 2015
Horário: das 17h às 19h – concentração começa às 15h
Local: Praça Pedro Lessa – Centro – São Paulo (SP)
(No Vale do Anhangabaú, em frente ao prédio dos Correios, próximo ao Metrô São Bento)

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.