Na véspera do aniversário de São Paulo, pelo menos dois eventos gratuitos oferecem uma bela oportunidade para conhecer um pouco do passado e do presente dos migrantes que vivem e ajudaram a construir a capital paulista.
Conhecendo e tomando consciência da importância dos migrantes no passado e presente da metrópole, certamente será possível quebrar estereótipos, preconceitos e ajudar a construir um futuro mais justo para quem vive por aqui, independente do local de origem.
Alasitas
Uma das sugestões é a Alasitas, tradicional festa boliviana que acontece por aqui desde 1999 e será realizada em diversos pontos da cidade neste ano – as maiores concentrações devem ser na região do Parque dom Pedro II e no Memorial da América Latina (veja serviço ao final do post).
Alasitas são miniaturas de bens materiais que simbolizam a ascensão social e econômica. Durante a feira, elas são vendidas a fim de que, durante o ano, os desejos se realizem, graças ao “deus da abundância”, Ekeko. Com origem em La Paz, a festa é uma boa oportunidade de conhecer a culinária e danças típicas bolivianas. Ela ainda vive a expectativa de, em breve, ser inserida no Calendário Oficial do Município.
O vídeo abaixo conta um pouco do evento e ajuda a dar uma prévia do que esperar dele.
Exposição e apresentações no Brás
Ainda no dia 24, a exposição “Viagem, sonho e destino” terá uma programação comemorativa especial. Três apresentações de dança e música acontecerão no Espaço Cultural da Estação Brás (CPTM), local onde está a mostra. A partir das 16h30, a comemoração conta com uma apresentação de música peruana, com o grupo Los Criollos del Peru. Na sequência, a dupla Lampião e Maria Bonita – que representa o Centro de Tradições Nordestinas de SP – se apresenta em um show lúdico e interativo. Para fechar a ação, o Grupo Volga fará uma exibição de danças típicas da Rússia.
Além da apresentação cultural, a exposição “Viagem, sonho e destino” continua no Espaço Cultural da estação até o próximo dia 27, depois de passagens por outras paradas do metrô paulistano desde outubro (mais informações sobre a exposição especificamente estarão no próximo post).
Mais informações sobre a exposição e a atividade cultural do próximo dia 24 podem ser obtidas pelo telefone (11) 2692-1866, na página do Museu da Imigração ou pelo e-mail [email protected]
Serviço Alasitas
– Parque Dom Pedro II
Avenida do Estado, 3.600, centro (ao lado do terminal de ônibus Pedro II)
A partir das 8h
– Memorial da América Latina – Praça Cívica
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado da Estação Barra Funda do Metrô)
A partir das 10h
– Feira Patujú
Av. Mendes da Rocha, 1.014, Jardim Brasil
A partir das 10h