publicidade
segunda-feira, abril 15, 2024

MisturArte abre inscrições para a 2ª edição do FIC Pangeia – Festival Internacional de Curtas

As inscrições podem ser feitas até o dia 04/05. O tema dessa edição é “Brasil-Áfricas-Caribe”

O “Festival Internacional de Curtas Pangeia”, mais conhecido como FIC, abriu chamado para inscrições de curta metragens. O evento se dedica à exibição e promoção de obras audiovisuais com uma temática estabelecida a cada edição que, desta vez, será “Brasil-Áfricas-Caribes”. Assim, poderão se inscrever realizadores brasileiros, estrangeiros ou migrantes que nasceram ou residem no Brasil, em países das Américas, do Caribe e da África.

“Na realização passada, abordamos questões como ancestralidade, territorialidade, experimentação estética, protagonismo feminino, acessibilidade a leis de incentivo. Tivemos ainda, como destaque, o engajamento e adesão da proposta do Festival levando em consideração a diversidade de artistas que se inscreveram e a multiplicidade cinematográfica dos filmes selecionados”, comentam os organizadores do evento.

Regras para inscrição do FIC Pangeia

As obras podem ser de diferentes gêneros e linguagens, criadas especialmente para o festival ou finalizadas a partir de 2018. O curta deve ter até 10 minutos e as inscrições são aceitas pelo formulário disponibilizado no site do Festival, no perfil do Instagram @festivalpangeia ou no portal do Festhome. Cada participante poderá submeter dois títulos, desde que inscritos em formulários diferentes, um para cada filme. 

“Para nossa 2ª edição, esperamos filmes esteticamente diversos, criados nas mais diferentes condições de materialidades, cenários ou equipamentos, mas, para além disso, buscamos inscrições de ideias novas e criativas enquanto temáticas que friccionam as relações atlânticas que aconteceram e seguem fluindo nas pontas do nosso triângulo tema desta edição Brasil-Áfricas-Caribe”, explicam os organizadores.

Premiação

O júri do festival será composto por quatro profissionais do audiovisual – Joyce Prado, Liz Oliveira, Pri Magalhães e Thais Scabio. O grande vencedor do FIC Pangeia receberá um prêmio de R$ 2.000, além de um kit do Festival e certificado. Além disso, os 10 primeiros selecionados para exibição concorrerão ao voto popular, que acontecerá entre os dias 01 e 10/06. O filme mais votado pelo público receberá um prêmio de R$ 500 e certificado.

O júri selecionará ainda outros quatro filmes para exibição com menção honrosa do Festival. Esses trabalhos receberão um certificado e kit. O anúncio com os vencedores acontecerá no dia 10/06. E o público poderá conferir tudo no canal do YouTube do festival.

Sobre o FIC e o Festival Pangeia

O FIC Pangeia é uma das ações do “Festival Pangeia”, um evento realizado pelo Coletivo MisturArte. 

O nome é uma referência à Pangeia, a primeira crosta terrestre que existiu. Pensando na separação desse grande continente, a proposta do evento é justamente unificar por meio de uma abordagem da cultura de cada local e cada povo, entendendo-a como única e influenciada, construída a partir de intervenções de outras culturas.

Além do concurso de curtas, o festival conta com outras atividades como a Mostra Memórias Subterrâneas e a exposição Origens. A primeira edição aconteceu em 2016 com a temática “América do Sul”. Em 2017, ampliou-se para “Américas” e, em 2020, o recorte foi “Conexão Américas e África”.

No ano passado, o projeto foi contemplado na 6º edição do Programa de Fomento a Cultura da Periferia e, agora, o coletivo MisturArte segue trabalhando na próxima edição: o “Festival Cultural Pangeia – Brasil, África e Caribe”. 

Publicidade

Últimas Noticías