Festival de Direitos Humanos em SP tem programação voltada às migrações; veja

0
22

Atividades acontecem entre os dias 10 e 16 de dezembro em diferentes regiões da capital paulista; todas são gratuitas

Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Atualizado em 15/12/17, às 15h17

Aproveitando datas importantes do mês de dezembro, como o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12) e o Dia Internacional do Imigrante (18/12), a cidade de São Paulo terá uma programação especial com eventos culturais, debates e mutirão de serviços voltados para a população migrante e para interessados na temática.

As atividades acontecem entre os dias 10 e 16 de dezembro e fazem parte do Festival de Direitos Humanos, que chega à sua quinta edição neste ano e é organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em conjunto com suas diversas coordenações. Entre elas está a Coordenação de Políticas para Migrantes e Refugiados (CPMig), que é responsável pelas atividades focadas na temática migratória.

Veja abaixo maiores informações sobre cada uma, também disponíveis no evento criado no Facebook. Todas elas são gratuitas:

10 de dezembro
Exibição de filme Global Migration Films Festival da OIM (Organização Internacional para as Migrações)
Realização: OIM e CPMig/SMDHC
Horário(s): 14h30 – 18h
Endereço: Galeria Olido – Sala Cine Olido
Av. São João, 473 – Centro, São Paulo – SP, 01034-001
Plus: Conversa com convidados especiais pós filme.

A OIM organiza anualmente um festival de cinema sobre migrações, o Global Migration Film Festival (GMFF)., no qual cineastas de todo mundo concorrem com seus trabalhos audiovisuais. Neste ano a mostra conta com 34 filmes que estão sendo exibidos em cerca de 100 países entre os dias 5 a 18 de dezembro. A cidade de São Paulo recebe o festival da OIM em meio à programação especial de dezembro, com a exibição do filme “Era o Hotel Cambridge”, o único longa brasileiro que compõe a mostra. Em seguida, haverá uma conversa com convidados especiais.

11 de Dezembro
Comemoração do 1º Semestre do Portas Abertas: Português para Imigrantes
Realização: CPMig/SMDHC e SME
Horário(s): 19h – 22h
Endereço: CEU Jambeiro, situado à Av. José Pinheiro Borges, 60 – Vila Moreno – Guaianases

O evento promove uma confraternização aberta ao público e celebra os resultados dos primeiros meses do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes, com o objetivo de propiciar o ensino da Língua Portuguesa para alunos imigrantes matriculados na Rede Municipal de Ensino, seus familiares e comunidades. Foram 17 salas abertas e 360 inscritos no programa no total em 10 escolas das zonas norte e leste da cidade.

12 de Dezembro
Seminário do II Mostra Cultural Dezembro Imigrante 2017
Realização: CPMig/SMDHC e SME
Horário(s): 08h – 17h
Endereço: UNINOVE – Campus Barra Funda
Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 – Barra Funda, São Paulo

Seminário traz boas práticas de educação para a inserção de imigrantes nas escolas. Serão tratados temas como políticas públicas, práticas pedagógicas, além de boas práticas de promoção da diversidade, de direitos e integração na rede pública municipal de ensino.

14 de Dezembro
Exibição de documentários da ONG Repórter Brasil: “Escravo, Nem Pensar!”
Realização: CPMig/SMDHC e Repórter Brasil
Horário(s): 17h – 18h
Endereço: Praça do Patriarca – Feira Gastronômica do FDH – Tenda Multiusos

Serão exibidas animações com a temática do Trabalho Escravo (ciclos do trabalho escravo contemporâneo; trabalho escravo no setor têxtil; trabalho infantil no Brasil hoje; tráfico de pessoas). Após a exibição dos curtas, haverá um bate-papo com a coordenadora do projeto “Escravo, Nem Pensar!” da Repórter Brasil, Natalia Suzuki, sobre o trabalho escravo contemporâneo no país.

16 de Dezembro
E eu, onde fico? – Ação Social do Islam
Produtor: FAMBRAS (Federação das Associações Muçulmanas do Brasil)
Apoiador(es): CPMig/SMDHC
Horário(s): 13h – 18h
Endereço: Vale do Anhangabaú

Promovido em parceria com a FAMBRAS, a Fundação de Ajuda Humanitária (IHH) e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), o evento vai oferecer um mutirão de serviços voltados aos imigrantes. Entre eles estão: atendimento especializado gratuito como exames médicos (hipertensão, diabetes, colesterol, hepatite C); instruções para o autoexame de mama; orientação nutricional e odontológica; corte de cabelo; e assessoria jurídica especializada. Haverão também atividades voltadas para crianças, como pintura de rosto, escultura de bexigas, distribuição de doces, entre outras.

Cartaz de divulgação do mutirão voltado para imigrantes e refugiados que acontece em 16/12 em SP.
Crédito: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.