Fim de semana em São Paulo tem nova exposição do Museu da Imigração, lançamento de livro e workshop culinário

0
12
Nenhum direito a menos, nenhum ser humano é ilegal. Essa mensagem está presente em todo e qualquer evento que dê visibilidade para o migrante, direta ou indiretamente. Crédito: Tatiana Waldman

Este final de semana em São Paulo (24 e 25 de setembro) está repleto de atividades para quem acompanha eventos sobre migrações e refúgio. Tem nova exposição, lançamento de livro e workshop culinário.

Vamos às atividades e prepare sua agenda:

24/09, às 11h – Abertura da Exposição Direitos Migrantes: Nenhum a Menos

A mais nova exposição do Museu da Imigração de São Paulo aborda um tema extremamente sensível para o imigrante: a luta pelos próprios direitos – que muitas vezes o próprio imigrante sequer conhece. Direitos esses que, em verdade, independem de nacionalidade ou origem.

É dessa percepção que parte a mostra: da migração como um direito humano e que a nacionalidade, ou a ausência de documentos, não podem servir de impedimento para o exercício de direitos fundamentais que garantam uma existência digna no país de destino.

convite_exposicao

A proposta é estimular a reflexão sobre a situação de pessoas que migram ou solicitam refúgio no Brasil, retratando a sua mobilização para o exercício e a garantia de direitos e suas conquistas de espaços. No material exposto estão trabalhos de imigrantes que já desenvolveram essa percepção cidadã e, de uma forma ou de outra, também buscam levá-la a outros imigrantes.

A exposição fica na Sala Hospedaria em Movimento (no andar térreo do Museu) até 18 de dezembro – data em que é celebrado, aliás, o Dia Internacional do Imigrante.

Exposição Direitos Migrantes: Nenhum a Menos
Local: Museu da Imigração, Rua Visconde de Parnaíba, nº 1316 – Mooca –São Paulo
Sala Hospedaria em Movimento
Datas: de 24 de setembro a 18 de dezembro de 2016
Horário: Terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h.
Entrada: grátis
Informações: (11) 2692-1866 ou www.museudaimigracao.org.br
Facebook: https://www.facebook.com/events/535069740022754/

25/09, às 16h – lançamento do livro Histórias que se Cruzam

No domingo, a partir das 16h, o coletivo Si, Yo Puedo vai lançar o livro Histórias que se Cruzam. A obra é resultado de um projeto de história oral, com o objetivo de resgatar histórias e memórias dos imigrantes, organizado por Luana de Freitas Garcia. O projeto é financiado com recursos do Programa VAI, da Prefeitura de São Paulo,

Capa do livro Histórias que se Cruzam. Crédito: Divulgação
Capa do livro Histórias que se Cruzam.
Crédito: Divulgação

O evento acontece na Praça Kantuta, próximo à estação Armênia do metrô e ponto tradicional de encontros e atividades de imigrantes que vivem em São Paulo – em especial de países latino-americanos. Além do lançamento e distribuição do livro, vão acontecer apresentações artísticas e rodas de leitura da obra.

O Si, Yo Puedo é formado por um grupo de voluntários de várias nacionalidades que, desde 2012, atuam em um espaço dentro da Praça Kantuta. Lá promovem ações de acolhimento, orientação profissional e apoio na busca do trabalho formal de imigrante a fim de democratizar a informação e promover a real integração dos trabalhadores imigrantes na cidade de São Paulo.

Lançamento do livro “Histórias que se cruzam”, de Luana de Freitas Garcia
Local: Praça Kantuta, S/n – Canindé, São Paulo – próximo à estação Armênia do metrô
Quando: domingo, 25/09, das 16h às 18h.
Entrada: grátis
Informações: evento no Facebook

25/09, às 11h – Workshop Sabores e Lembranças

Também no dia 25, um pouco mais cedo (das 11h às 14h), acontece um workshop de comida síria ministrado pelo refugiado sírio Talal Al-Tinawi, que ensinará três pratos típicos (uma entrada, um prato principal e uma sobremesa) do país natal.

O evento, organizado pelo Instituto Adus, acontece na Rua Groenlândia, 1478, no bairro de Pinheiros. A Chef Bel Coelho, madrinha do projeto, também estará presente no workshop. São apenas 30 vagas disponíveis e cada convite custa R$ 150 – ou seja, melhor correr para garantir o seu ingresso!

Os ingressos podem ser adquirido através do site do Adus: www.adus.org.br/ingressos

arte-sabores

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.