Dois eventos que unem a migração e o audiovisual vão acontecer nos próximos dias em São Paulo. O primeiro deles, já na sexta-feira (29), é a primeira edição Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas, enquanto no dia 6 de dezembro vai ocorrer o Laboratório #RedeAudiovisual de Imigrantes e Refugiadxs.
Ambas as atividades são promovidas pelo Fórum Internacional Fontié ki Kwaze, que em crioulo haitiano significa ‘fronteiras que cruzam’, por isso também conhecido como Fórum Internacional Fronteiras Cruzadas. E ambas vão ocorrer na Sala de Cinema do Centro MariAntonia da USP, próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela).
Tanto a Mostra de Cinema quanto o Laboratório contam com o apoio da SPCine, além das parcerias do Centro MariAntonia da USP, Visto Permanente, Cineclube Al Ard, LAPS-FFLCH-USP e as plataformas públicas SPCinePlay e Retina Latina (Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai).
“Estamos o cinema não só como fruição de filmes, mas também como produção, dessa ideia de fazer cidade e fazer cinema. E também pensando na migração como potência”, comenta o produtor cultural Daniel Perseguim, integrante do Fórum Fronteiras Cruzadas, sobre as duas atividades.
Sobre os eventos
Totalmente gratuita, a Mostra de Cinema busca mobilizar coletivos de imigrantes e pessoas em situação de refúgio, bem como produtores audiovisuais de diversos países, por meio da realização de sessões de filmes premiados em festivais internacionais e no Brasil. As projeções serão seguidas de debate com o público presente.
A Mostra traz uma seleção de sete curtas-metragens que, por meio de diferentes linguagens, expressam um panorama de possibilidades para os cinemas feitos por pessoas migrantes, sobre temáticas relacionadas com migração, mobilidade, deslocamento, refúgio a partir do Brasil e, sobretudo, da capital paulista. A relação completa pode ser consultada no site do Fórum Fronteiras Cruzadas.
Atuaram como curadores das produções os pesquisadores e cineastas Clara Bastos, Cristina de Branco e Cristian Cancino. A atividade terá a artista sul-africana Nduduzo Siba como cerimonialista.
De 6 a 26 de dezembro, todas as produções exibidas na Mostra estarão disponíveis nas plataformas de streaming públicas SPCinePlay e Retina Latina (Bolívia, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai), levando o debate sobre as migrações para um público mais amplo.
O laboratório, por sua vez, visa o fortalecimento das redes de produção audiovisual com pessoas imigrantes e refugiadas. Para participar, é necessário inscrição prévia, que pode ser feita por meio deste link.
Durante o laboratório, serão discutidos os seguintes assuntos:
- conectar, apresentar e partilhar desafios do setor audiovisual paulistano e nossas demandas;
- conhecer políticas públicas voltadas para o cinema pela voz de representantes da SPCine;
- fortalecer a articulação de uma Rede Audiovisual de Migrantes e Refugiadxs que venha criar uma base de dados de acesso à profissionais migrantes do audiovisual, fomentar a cultura periférica e ampliar as formas de participação e representação em editais e políticas de arte e cultura, como a SPCine e outros semelhantes.
Serviço
Mostra de Cinemas Migrantes – Fronteiras Cruzadas
Data e hora: 29 de Novembro, das 15h às 19h
Laboratório #RedeAudiovisual de Imigrantes e Refugiadxs
Data e hora: 6 de Dezembro, das 15h às 19h
Local (para ambas as atividades): Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antnônia, 258/294 – Vila Buarque, São Paulo
(próximo à estação Higienópolis/Mackenzie do metrô, Linha 4-Amarela)