publicidade
terça-feira, abril 16, 2024

Fóruns globais colocam migrações e desenvolvimento em pauta em 2015

Pesquisadores, gestores, militantes e demais envolvidos em questões migratórias terão em 2015 a oportunidade de acompanhar diferentes fóruns internacionais que vão debater o tema.

O levantamento dos fóruns mundo afora foi feito pelo jornalista e pesquisador alemão Stefan Rother no blog GFMD e está adaptado aqui para o português. A postagem original, em inglês, pode ser vista no link abaixo:

https://gfmd2010.wordpress.com/2015/02/26/global-migration-governance-and-activism-outlook-2015/

Março: World Social Forum, Tunísia

Neste mês de março, entre os dias 24 e 28, acontece o Fórum Social Mundial (WSF) em Túnis, capital da Tunísia. São esperadas 3.116 associações de 118 países para o fórum. Embora a programação oficial ainda não tenha sido divulgada, espera-se que a migração tenha papel de destaque nas discussões. Espera-se o lançamento de um movimento de solidariedade às para apoiar as famílias de tunisianos desaparecidos no mar Mediterrâneo.

Site oficial do fórum: https://fsm2015.org/

Logo do WSF 2015, que acontece neste mês de março em Túnis (Tunísia). Crédito: Divulgação
Logo do WSF 2015, que acontece neste mês de março em Túnis (Tunísia).
Crédito: Divulgação

O WSF é uma oportunidade interessante para verificar como o tema migratório será debatido em seu “fórum mãe”. Em dezembro passado, a África do Sul sediou a sexta edição do WSFM, que segue os princípios do WSF e é específico para a temática migratória. A cobertura feita pelo MigraMundo dá uma ideia de como foi o WSFM.

https://migramundo.com/category/wsfm-2014/

Junho: Global Forum on Remittances and Development, Itália

Em tradução livre, o Fórum Global sobre Remessas e Desenvolvimento acontece em Milão, Itália, entre os dias 16 e 19 de junho. É organizado pelo Fundo Internacional para o DO evento é organizado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência especializada das Nações Unidas com “parceiros-chave”, entre eles o Banco Mundial. A participação é gratuita, mas os participantes devem cobrir suas próprias despesas de alojamento, viagens, etc. O programa é nitidamente dividido em Dia do Setor Público, Dia do Setor Privado, Dia da Sociedade Civil e um dia para Reuniões Especiais e Workshops.

Outubro: Global Forum on Migration in Development (GFMD), Turquia

O GFMD (Fórum Global sobre Migração em Desenvolvimento, em tradução livre) vai acontecer em Istambul (Turquia) entre 14 e 16 de outubro. Maiores informações serão fornecidas em breve pelo blog do GFMD – e também divulgadas pelo MigraMundo. O fórum promete ser um espaço bem interessante de intercâmbio entre diferentes atores que lidam com migrações no mundo.

Site do evento: http://www.gfmd.org/

Istambul, na Turquia, receberá o GFMD em outubro. Crédito: Wikimedia Commons
Istambul, na Turquia, receberá o GFMD em outubro.
Crédito: Wikimedia Commons

Outros fóruns

Além destes fóruns globais, outros eventos regionais e nacionais debatem o tema migratório e têm função fundamental para ajudar a conectar e articular atores públicos e privados em torno de políticas públicas para a área. Um deles foi o European Migration Forum (Fórum Europeu de Migração, em tradução livre), realizado em janeiro, em Bruxelas (Bélgica).

O evento foi organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelo Comité Econômico e Social Europeu (CESE), sob o tema “Vias seguras, futuros seguros. Como gerir os fluxos mistos de migrantes em todo o Mediterrâneo?”. Essa primeira edição reuniu cerca de 200 participantes entre agentes públicos e da sociedade civil organizada, e vai ser  interessante ver como este espaço irá desenvolver e se pode haver uma abordagem mais inclusiva no futuro.

Sabe de algum fórum ou evento que não está nesta lista inicial? Basta escrever para o MigraMundo ([email protected]) que ele será aqui incluso.

 

Publicidade

Últimas Noticías