Atividade acontece neste domingo (3) e é aberto ao público
Por MigraMundo Equipe
Em São Paulo
Usar o principal esporte praticado no Brasil como meio de diálogo e de valorização da diversidade cultural existente no país. Esse objetivo, que já impulsiona ações como a Copa dos Refugiados, também motiva a promoção de outros eventos Brasil afora.
Um deles é o “Diversidade em Campo e no Campus”, um jogo amistoso promovido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) entre os “Acadêmicos Indígenas da Unicamp” e o “Clube dos Haitianos de Campinas”, que acontece neste domingo (3), às 9h, na Faculdade de Educação Física (FEF). O evento é aberto ao público.
De um lado, o time da casa representa estudantes de 22 etnias que ingressaram na Unicamp através do Vestibular Indígena 2019. Do outro, haitianos que vivem em Campinas (SP) e região e que já jogam juntos há três anos, apesar das dificuldades em sustentar o time – bancado pelos próprios migrantes.
Um primeiro jogo entre os dois times já ocorreu no mês de setembro. Dentro de campo, o time haitiano fez valer a experiência e o entrosamento e levou a melhor pelo placar de 5 a 2.
A atividade é promovida na Unicamp pela Cátedra Sérgio Vieira de Melllo (CSVM), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), com apoio da rede varejista de artigos esportivos Decathlon.
Com informações da Unicamp