Futebol une haitianos e indígenas em jogo amistoso na Unicamp

0
39
Amistoso na Unicamp une estudantes indígenas e haitianos que vivem em Campinas e região. Crédito: Antoninho Perri/Unicamp
Amistoso na Unicamp une estudantes indígenas e haitianos que vivem em Campinas e região. Crédito: Antoninho Perri/Unicamp

Atividade acontece neste domingo (3) e é aberto ao público

Por MigraMundo Equipe
Em São Paulo

Usar o principal esporte praticado no Brasil como meio de diálogo e de valorização da diversidade cultural existente no país. Esse objetivo, que já impulsiona ações como a Copa dos Refugiados, também motiva a promoção de outros eventos Brasil afora.

Um deles é o “Diversidade em Campo e no Campus”, um jogo amistoso promovido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) entre os “Acadêmicos Indígenas da Unicamp” e o “Clube dos Haitianos de Campinas”, que acontece neste domingo (3), às 9h, na Faculdade de Educação Física (FEF). O evento é aberto ao público.

De um lado, o time da casa representa estudantes de 22 etnias que ingressaram na Unicamp através do Vestibular Indígena 2019. Do outro, haitianos que vivem em Campinas (SP) e região e que já jogam juntos há três anos, apesar das dificuldades em sustentar o time – bancado pelos próprios migrantes.

Um primeiro jogo entre os dois times já ocorreu no mês de setembro. Dentro de campo, o time haitiano fez valer a experiência e o entrosamento e levou a melhor pelo placar de 5 a 2.

A atividade é promovida na Unicamp pela Cátedra Sérgio Vieira de Melllo (CSVM), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), com apoio da rede varejista de artigos esportivos Decathlon.

Com informações da Unicamp

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.