Gráfico do NYT mostra dinâmica doméstica e externa das migrações nos EUA

0
718

O jornal The New York Times produziu um mapa interativo chamado “Where We Came From, State by State”, que mostra a origem dos moradores de cada unidade da federação dos Estados Unidos. E a participação de imigrantes na composição dessa população é bastante expressiva.

Clique aqui para acessar e navegar pelo gráfico

De acordo com o mapa, a Califórnia é o Estado com maior porcentagem de sua população nascida fora dos EUA (28%), seguida de New York (24%) e do vizinho New Jersey (23%). Nesse quesito, ficam na “lanterna” os Estados do Mississipi e West Virginia (2% cada), Montana (3%) e Kentucky, Alabama, Louisiana e Maine (4% cada).

Gráfico do NYT mostra a dinâmica das migrações em cada um dos 50 estados dos EUA. Crédito: Reprodução/NYT
Gráfico do NYT mostra a dinâmica das migrações em cada um dos 50 estados dos EUA.
Crédito: Reprodução/NYT

Cada gráfico é acompanhado de um pequeno texto que fala resumidamente da dinâmica migratória de cada Estado e seus impactos no crescimento populacional e econômico, permitindo visualizar um retrato bem lúdico da mobilidade humana dentro dos EUA – da doméstica à internacional.

No caso da Califórnia, inclusive, a população com origem em outros países só é menor que a parcela de nativos do próprio Estado (45%). Por outro lado, o gráfico mostra a Califórnia também como uma região emissora de migrantes para outras regiões dos EUA.

“A migração pode revelar o dinamismo da economia de um Estado ou de um renascimento cultural”, diz um dos textos de apoio do mapa. E o gráfico é um das várias formas que podem ser usadas para ilustrar essa dinâmica tão rica e reveladora sobre um país, mas de um modo geral ainda pouco compreendida e relacionada a preconceitos (de locais a globais).

Os gráficos foram compilados usando dados obtidos do site ipums.org, do Centro Populacional da Universidade de Minnesota.

Quem se habilitaria a fazer algo do tipo no Brasil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui