publicidadespot_img
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Guia sobre migrações orienta jornalistas na cobertura do tema

Os meios de comunicação têm importância vital não só como fonte de informação, mas também na construção do imaginário sobre um determinado assunto. O crescimento da questão migratória no país mostra que os veículos brasileiros, em geral, ainda estão pouco preparados para lidar com o tema.

Capa_Guia1

Foi dessa necessidade de criar algo que pudesse orientar os comunicadores e mediadores sociais na abordagem das migrações e temas correlatos que surgiu o Guia das Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para Comunicadores. Organizado por Denise Cogo e Maria Badet, o estudo nasceu de uma iniciativa conjunta de um grupo de pesquisadores brasileiros que atuam em universidades do país e do exterior, como UFRJ, Universidade Vale dos Sinos (RS), Universidade Católica de Brasília e a Universidade Autônoma de Barcelona.

Baixe aqui a versão em PDF do guia

Dentre as preocupações e objetivos do Guia estão: reconhecer o crescimento das migrações transnacionais e de seus desdobramentos nas relações com a sociedade; valorizar, sem idealizar, a diversidade cultural e as contribuições econômicas, políticas e socioculturais dos migrantes; contribuir para a ampliação do debate social sobre o tema; situar o papel preponderante da mídia na construção da visibilidade do assunto, entre outros.

Além de trazer dados, conceitos e recomendações para o acompanhamento das migrações, a publicação traz uma extensa lista básica de sugestões de contatos e fontes na área – que podem muito bem ser ampliadas com o trabalho de cada comunicador. Em suma, o Guia das Migrações Transnacionais e Diversidade Cultural para Comunicadores cumpre muito bem a função de publicação de referência não só para iniciantes na cobertura de questões migratórias, mas também para os já iniciados.

 

3 COMENTÁRIOS

Comentários estão desabilitados

Publicidade

Últimas Noticías