“Um continente, um país, uma família, um pai, uma mãe. África do coração”. É com esse lema que será realizada em São Paulo, neste sábado (28), a primeira conferência municipal organizada inteiramente por africanos que vivem na cidade.
A conferência é uma iniciativa da rede África do Coração, formada há dois anos por imigrantes e refugiados de países africanos que vivem em São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo, Cáritas, ACNUR e Missão Paz. Os debates acontecem no Colégio São Bento, bem no centro da capital (veja mais ao final do texto).
“A rede foi iniciativa de um grupo de africanos que compartilhava as próprias dificuldades e decidiram criar uma rede para ajudar e defender os africanos que aqui vivem”, explica o congolês Jean Katumba, que faz parte do grupo.
O objetivo da conferência é criar um espaço livre para debates e apresentação dos desafios sociais da comunidade africana no Brasil. A Lei de Migração, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, é um dos temas que estarão em discussão no evento.
Migrantes de outras nacionalidades e brasileiros também estão convidados a participar.
GCMIR – 1ª Grande Conferência Municipal dos Imigrantes e Refugiados Africanos
Data e hora: 28 de novembro, das 9h às 16h
Local: Colégio São Bento – largo São Bento, s/n – Centro, São Paulo (SP)
(próximo à estação São Bento do metrô)