“Um continente, um país, uma família, um pai, uma mãe. África do coração”. É com esse lema que será realizada em São Paulo, neste sábado (28), a primeira conferência municipal organizada inteiramente por africanos que vivem na cidade.
A conferência é uma iniciativa da rede África do Coração, formada há dois anos por imigrantes e refugiados de países africanos que vivem em São Paulo, com apoio da Prefeitura de São Paulo, Cáritas, ACNUR e Missão Paz. Os debates acontecem no Colégio São Bento, bem no centro da capital (veja mais ao final do texto).
Crédito: Divulgação
“A rede foi iniciativa de um grupo de africanos que compartilhava as próprias dificuldades e decidiram criar uma rede para ajudar e defender os africanos que aqui vivem”, explica o congolês Jean Katumba, que faz parte do grupo.
O objetivo da conferência é criar um espaço livre para debates e apresentação dos desafios sociais da comunidade africana no Brasil. A Lei de Migração, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, é um dos temas que estarão em discussão no evento.
Migrantes de outras nacionalidades e brasileiros também estão convidados a participar.
GCMIR – 1ª Grande Conferência Municipal dos Imigrantes e Refugiados Africanos
Data e hora: 28 de novembro, das 9h às 16h
Local: Colégio São Bento – largo São Bento, s/n – Centro, São Paulo (SP)
(próximo à estação São Bento do metrô)