IV Edição da Escola de Pós-Graduação em Migrações Internacionais recebe inscrições até 6 de agosto

0
252
Total de deslocados e refugiados no mundo é recorde, aponta ACNUR. Crédito: ACNUR

Evento vai de 25 a 29 de setembro em Santiago, no Chile; para se inscrever é preciso preencher um formulário online, enviar um curriculum vitae e uma carta de motivação

Por María Villarreal
Coluna Fronteira Aberta
No Rio de Janeiro (RJ)

Como e onde obter formação de qualidade especializada em migrações internacionais é uma das perguntas mais recorrentes para os estudiosos e interessados no tema. Uma oportunidade de fazer isso em um contexto internacional e com a contribuição de alguns dos maiores especialistas regionais no assunto é a IV Escola Internacional de Pós-graduação: Migrações Internacionais, Políticas Globais e Desigualdades Sociais: Novos Cenários desde América Latina, que acontecerá em Santiago (Chile) entre os dias 25 e 29 de setembro.

A Escola visa estudar de forma geral as migrações internacionais atuais e as suas principais características, analisando alguns fenômenos e desafios recentes, tais como a feminização dos fluxos, o aumento dos deslocamentos intrarregionais, o crescimento da imigração desde África ou Ásia e a maior presença de crianças e adolescentes não acompanhados, assim como o impacto das migrações forçadas e a atualização de políticas migratórias em diversos Estados da América Latina.

Crédito: MIGRARED- CLACSO

Contemporaneamente, a escola tem por objetivo examinar o papel dos diversos atores que intervém no processo migratório e refletir sobre as múltiplas abordagens teóricas e metodológicas no campo das migrações. Em consequência, a IV Escola em Migrações está aberta para estudantes de mestrado e doutorado, mas também para responsáveis por políticas públicas e representantes de organizações sociais dos países da América Latina e do Caribe.

A nível institucional, a Escola é parte da Rede de Pós-graduação e do Núcleo de Estudos em Migrações (MIGRARED) do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) que até hoje tem realizado diversas edições na Argentina, na Guatemala e no Equador: “Metodologias e Práticas de Pesquisa sobre Migrações Internacionais: Contribuições desde América Latina” em 2012; “Metodologias e Práticas de Pesquisa sobre Migrações Internacionais na América Latina: Estado, Atores e Políticas” em 2013; “Migrações Internacionais, Globalização e Desigualdades Sociais: Contribuições desde América Latina” em 2014.  Na sua IV edição conta, entre as instituições organizadoras, diversas universidades e centros de formação do Brasil, México, Equador, Argentina, Colômbia, Chile, além das Fundações Colunga e Avina. Entre os acadêmicos membros do comitê organizador destacam os nomes de Bela Feldman-Bianco, da Universidade De Campinas; Eduardo Domenech, da Universidade de Córdoba (Argentina); Carolina Stefoni, da Universidade Alberto Hurtado (Chile); e Gioconda Herrera, da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Equador).

A IV Escola de Migrações exige um total de 72 horas de trabalho, divididas em duas fases de formação: presencial e virtual que incluem diversos seminários teórico-metodológicos e oficinas práticas sobre temas específicos. A inscrição na Escola é gratuita é o programa conta com bolsas de estudo que incluem a cobertura de custos de hospedagem e alimentação em Santiago do Chile. As inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto de 2017 e, para se inscrever, é preciso preencher um formulário online, enviar um curriculum vitae e uma carta de motivação. Os estudantes de mestrado ou doutorado devem também enviar a síntese do próprio projeto de pesquisa, enquanto que os responsáveis por políticas públicas ou membros de organizações sociais, devem apresentar uma carta de aval institucional ou declaração de apoio da instituição/ organização à qual estão vinculados.

Mais informações sobre a IV Escola de Pós-Graduação em Migrações e as modalidades de inscrição podem ser consultadas aqui:

http://www.clacso.org.ar/concursos_convocatorias/concursos_convocatorias_detalle_principales.php?id_convocatorias=86

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.