Na Copa do Mundo da Fifa, o Japão nunca foi além das oitavas de final. Já na Liga Gringos, torneio da franquia Copa Gringos e disputada por times formados por migrantes que vivem em São Paulo, conseguiu desbancar favoritos e ficar com o título deste ano.
Em partida disputada na Arena WS, zona oeste da capital, os japoneses levantaram a taça após vitória por 4 a 3 em cima da Bolívia, até então a atual campeã da Liga e que vinha de título no último Festival Copa Gringos.
Desde a primeira fase o Japão, ao lado da China, já dava sinais que poderia dar trabalho aos favoritos Peru e Bolívia. A previsão se confirmou com a classificação da dupla asiática os resultados das semifinais: a Bolívia precisou dos pênaltis para eliminar a China (que terminou em quatro) e o Japão superou o Peru, que ainda ficou com o bronze.
O Japão se tornou primeira seleção asiática a conquistar um título da Copa Gringos e se junta a Bolívia, Camarões e Peru no clube seleto de campeões. Vale lembrar que em 2014 o time nipônico conquistou a Série B da Liga Gringos, superando até mesmo o Brasil.
Apesar da derrota, a Bolívia ainda ostenta um desempenho invejável em Copa Gringos. Os novos vice-campeões chegaram à final em todas as quatro edições que disputaram, faturando o título em duas oportunidades.
Aos europeus, a melhor posição ficou com a Alemanha (5º), seguida por Armênia e França. Já Espanha e Grécia caíram para a Série B do ano que vem.
Já na Série B, o time B do Peru confirmou o favoritismo e a vaga na elite da Liga Gringos com 100% de aproveitamento – 9 vitórias em 9 jogos disputados. A outra vaga direta ficou com a Suíça.
Os resultados de todos os jogos da Liga Gringos 2015 podem ser acessados neste link.