Livros retratam histórias de sobrevivência em meio à guerra

0
17
Livros-reportagem e uma história em quadrinho retratam a vida de quem busca o recomeço em meio à guerra Crédito: Géssica Brandino/Caminhos do Refúgio

Para a repórter Patrícia Campos Mello, autora de “Lua de Mel em Kobane”, o jornalismo brasileiro precisa falar sobre aquilo que afeta diretamente os refugiados

Por Géssica Brandino
No Caminhos do Refúgio – link original aqui

Histórias de superação e luta de refugiados dentro e fora da Síria ganharam as páginas de livros-reportagens e uma história em quadrinhos para crianças. “Lua de mel em Kobane”, de Patrícia Campos Mello, e “Uma esperança mais forte que o mar”, de Melissa Fleming, apresentam diferentes ângulos sobre o conflito na Síria e “Um outro país para Azzi”, da escritora e ilustradora inglesa Sarah Garland, conta a saga de uma família para escapar da guerra, histórias que ajudam a aproximar o olhar para a realidade dos refugiados no mundo.

Publicado no mês passado pela Companhia das Letras, “Lua de Mel em Kobane” é resultado de um trabalho de reportagem iniciado em 2015, quando a repórter especial da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello foi à Síria para contar a história da família do menino Alan Kurdi, cuja foto do corpo numa praia despertou o olhar do mundo para as barreiras enfrentadas pelos refugiados.

Prestes a viajar, Patrícia ficou sem fixer (ou arranjador), profissional local com vasto conhecimento e domínio dos idiomas que auxilia repórteres estrangeiros durante a cobertura jornalística. Sem o profissional, as pautas que desejava fazer não seriam possíveis. Recebeu então o contato de um jornalista chamado Barzan para assumir a tarefa. Ao conhecer o rapaz e a esposa Raushan se deparou com uma história que precisava ser contada.

Leia aqui a reportagem completa no portal Caminhos do Refúgio

Livros-reportagem e uma história em quadrinho retratam a vida de quem busca o recomeço em meio à guerra
Crédito: Géssica Brandino/Caminhos do Refúgio

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.