Maratona de inovação vai colocar brasileiros e imigrantes para criar e trabalhar em conjunto

0
395
Imigrantes e brasileiros se juntam para organizar o evento. Crédito: Migraflix

Por Rodrigo Borges Delfim

Tem uma ideia que poderia ser usada para melhorar as condições de vida de imigrantes que vivem no Brasil? Uma maratona de inovação e desenvolvimento que está sendo organizada em São Paulo pode dar o empurrão final para essa iniciativa.

Chamada de Dream-makers Creathon: Facilitando sonhos de novos brasileiros, a ação é tocada em conjunto pelo ACNUR (Alto Comissariado da ONU para Refugiados), Migraflix (ação social que empodera imigrantes por meio da cultura de cada um deles) e o Impact Hub São Paulo, que vai receber e guiar o evento. Refugiados de diversas nacionalidades também estão envolvidos na organização.

Imigrantes e brasileiros unem forças para organizar o evento. Crédito: Migraflix
Imigrantes e brasileiros unem forças para organizar o evento.
Crédito: Migraflix

Entre os dias 24 e 26 de junho, 50 participantes divididos em grupos de até 5 pessoas, desenvolverão projetos que criem soluções para melhorar as condições de imigrantes que vivem no Brasil a partir de dados sobre esta fatia da população. O valor de participação é de R$ 50,00 (cinquenta reais) e será revertido integralmente para o apoio de projetos conduzidos por imigrantes.

Clique aqui para se inscrever no evento

Não é necessário preencher qualquer pré-requisito anterior para participar do evento. As inscrições em princípio vão até dia 23, mas serão fechadas quando atingir o número máximo de 50 pessoas inscritas. Os projetos considerados realizáveis receberão o apoio e acompanhamento do Migraflix, ACNUR e Impact Hub para serem colocados em prática, especialmente em relação às redes de contatos e experiência que cada grupo possui, e impactar diretamente as comunidades migrantes.

“A ideia é que nesse evento todos que têm vontade de ajudar a resolver os problemas que os imigrantes enfrentam no Brasil possam participar e, junto com os imigrantes, possam pensar nas melhores soluções e que sejam aplicadas nas comunidades migrantes”, explica o argentino Jonathan Berezovsky, diretor do Migraflix e um dos organizadores da maratona de inovação.

Migrações e empreendedorismo em convergência

A ideia para o evento surgiu em maio passado, durante o Festival Path, também em São Paulo. Nele, representantes do Migraflix e ACNUR e refugiados participaram de um debate sobre refúgio e como a inovação social poderia ajudar refugiados na integração à sociedade brasileira. A partir daí, decidiram ir além do debate feito no evento e resolveram organizar uma atividade que permitisse o surgimento de novas ações que contribuíssem para a integração e empoderamento de imigrantes no Brasil.

Conversa no Festival Path deu origem ao Creathon. Da esq para direita: Talal (Síria), Vinicius (ACNUR), Jonathan (Migraflix) e Cazé (mediador da mesa). Crédito: D. Chrispim/ACNUR
Conversa no Festival Path deu origem ao Creathon. Da esq para direita: Talal Al-tinawi (Síria), Vinicius Feitosa (ACNUR), Jonathan Berezovsky (Migraflix) e Cazé Peçanha (mediador da mesa).
Crédito: D. Chrispim/ACNUR

Berezovsky acredita que que ambientes como o do empreendedorismo e inovação social e das migrações estão convergindo, e que esse novo contexto deve trazer uma série de soluções que ajudem no empoderamento dos imigrantes, ajudando estes a darem o passo seguinte à assistência emergencial que em geral recebem de instituições públicas e privadas.

“É interessante ainda que muitas pessoas acham que apenas o governo precisa se ocupar em relação aos imigrantes, mas a sociedade civil pode se envolver muito, e não apenas na parte assistencial. Acho que o empreendedorismo social é uma resposta para ela se envolver no tema das migrações através de formas criativas e que tenham impacto sobre os imigrantes.

Dream-makers Creathon: Facilitando sonhos de novos brasileiros
Data e hora: de 24 a 26 de junho
Dia 24, a partir das 19h; dias 25 e 26, das 10h às 17h
Local: Impact Hub São Paulo – Rua Bela Cintra, 409 – Bela Vista – São Paulo (SP)
Inscrição: R$ 50 – vagas limitadas – acesse aqui
Informações: site do Impact Hub
Organização: Migraflix, ACNUR Brasil e Impact Hub

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui