Em 12 de abril o Memorial da América Latina, em São Paulo, receberá mais um evento sobre a temática migratória, o seminário “Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas”.
O evento é resultado da articulação entre o Memorial e uma ampla rede de observatórios de migrações e programas de pós-graduação relacionados ao tema de todo o Brasil. Entre as entidades envolvidas estão a Unicamp, UFAM, UDESC, URCA-CE, UFRN, UFAP, PUC Minas e UFABC.
O seminário não tem taxa de inscrição e é aberto ao público, especialmente acadêmicos, gestores públicos e, claro, imigrantes.
De acordo com a organização, o seminário “busca dialogar com distintos campos disciplinares, avançando no conhecimento teórico-metodológico, bem como debater, com atores governamentais e a sociedade civil, as políticas migratórias (e/ou a ausência delas) e as políticas sociais para os imigrantes no Brasil do século XXI”.
O envio de trabalhos e resumos expandidos para o seminário pode ser feito até 01 de março. A relação de aprovados sai no dia 10 do mesmo mês. O anúncio da programação completa do seminário é previsto para 28 de março.
Maiores informações podem ser obtidas no site do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó, da Unicamp (Universidade de Campinas), uma das entidades organizadoras do seminário (acesse aqui).