Revista divulga primeira edição neste ano, que teve foco nos fluxos no Mediterrâneo; veja as datas e como participar das próximas publicações
Por Rodrigo Borges Delfim
Em São Paulo (SP)
Já está disponível na internet a mais recente edição da REMHU (Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana), cujo dossiê é “Migrações no Mediterrâneo: entre fronteiras e acolhimento”.
Todos os artigos da revista estão disponíveis no portal SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu) e podem ser acessados também por meio do site do CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios).
Os textos trazem visões críticas sobre o tratamento que o movimento migratório em direção à Europa tem recebido de governos nacionais e das sociedades, incluindo questões como as crianças que migram desacompanhadas.
Dados do projeto Missing Migrants, da OIM (Organização Internacional para as Migrações), apontam que 3.119 pessoas morreram ao tentar atravessar o Mediterrâneo da África em direção à Europa. E apenas nos primeiros dias de 2018 (até 16 de janeiro) o número de mortos já chega a 194.
Há também outros artigos que não estão relacionados com o dossiê, mas também tratam de migrações. Um deles é de María del Carmen Villarreal Villamar, colaboradora ativa do MigraMundo, intitulado Replanteando el debate sobre migraciones internacionales y desarrollo: nuevas direcciones y evidencias.
Próximas edições
Também já estão definidas os temas e datas de entrega dos artigos para as próximas edições da revista (52, 53 e 54). Abaixo seguem as datas e dossiês previstos para cada uma:
Edição 52 – “Migrantes e Refugiados na Cidade”
Data de entrega dos artigos: 31 de janeiro
Previsão para publicação: abril
Edição 53 – “Hostilidade Contra os Migrantes”
Data de entrega dos artigos: 15 de abril
Previsão para publicação: agosto
Edição 54 – “Migração no continente africano”
Data de entrega dos artigos: 15 de agosto
Previsão para publicação: dezembro
Vale lembrar que a REMHU também recebe e avalia a publicação de artigos com temas diferentes do dossiê, desde que referentes a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais.
Regras para publicação
Os trabalhos devem ser escritos em português, espanhol, inglês ou italiano e devem ser enviados diretamente pelo site da REMHU. Os textos precisam ter entre 35 mil e 45 mil caracteres, incluindo espaços, um abstract e 3/5 palavras chave em inglês. Todos serão avaliados por dois ou mais referees anônimos, sendo o sigilo garantido em todo o processo de revisão.
As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu). Para qualquer informação basta entrar em contato no e-mail [email protected].
Ligada ao CSEM (Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios), a REMHU tem como objetivo “oferecer ao mundo acadêmico e aos pensadores e articuladores da pastoral e das políticas migratórias análises interdisciplinares, amplas e aprofundadas de temas ligados à mobilidade humana contemporânea”.