Cada nova iniciativa que busca promover e facilitar a integração dos imigrantes à sociedade brasileira é mais do que bem vinda. E um novo projeto dará seus primeiros passos ainda neste mês de setembro, em São Paulo.
É o Migraflix, uma das propostas apoiadas pela edição deste ano do Social Good Brasil Lab, um programa de aceleração de iniciativas de impacto social. Ele conta ainda com os apoios dos portais MigraMundo e Planeta América Latina, além do Instituto Criar.
A ideia do Migraflix é de quebrar preconceitos e estereótipos que rondam a temática migratória e aproximar imigrantes e brasileiros por meio da cultura. Essa aproximação será feita por meio de workshops ministrados pelos imigrantes para os brasileiros, gerando renda para o imigrante e valorizando-o a partir da própria bagagem pessoal – seja ela profissional, social ou cultural.
Os três primeiros workshops já estão definidos e acontecem a partir do dia 20, com duas sessões dedicadas à gastronomia: pela manhã o tema é culinária síria com Talal Al-Tinawi, idealizador do Talal Comida Síria; à tarde, será a vez da chef marroquina Bouteina Sakhi mostrar um pouco dos Sabores de Casablanca, sua terra natal.
A primeira rodada termina no dia 30, quando o tema será literatura argentina, com a professora Maria Lujan Tubio. E novos cursos devem ser feitos já nas primeiras semanas de outubro.
Cada workshop custará R$ 90 – sendo que 80% do valor é revertido diretamente para o imigrante – e as vagas são limitadas. A programação completa e maiores informações sobre cada curso estão disponíveis no site do Migraflix (acesse aqui).
As aulas serão documentadas em vídeo e as imagens serão usadas na divulgação de novas edições de cada curso.
Gostei muito dessa iniciativa e gostaria de fazer uma parceria com essa atividade de culinária com imigrantes.
Beatriz