Oferecido desde 2018 para integrantes de instituições que lidam com a temática migratória, o curso online “Uma Introdução às Migrações Internacionais no Brasil” agora está disponível para qualquer pessoa interessada no assunto.
O curso, totalmente gratuito, foi desenvolvido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações), em parceria com a ESDPU (Escola Superior da Defensoria Pública da União).
Desde o começo de fevereiro o conteúdo está disponível na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G) da Enap (Escola Nacional de Administração Pública), nova parceira no projeto.
Segundo a OIM, o intuito da capacitação é aproximar o tema de atores-chave e promover uma reflexão inicial sobre os aspectos fundamentais das migrações internacionais no Brasil.
“O curso objetiva consolidar conhecimentos e compartilhar informações essenciais para aqueles que começam a trabalhar com o tema migratório”, afirma o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.
Entre 2018 e 2019 foram realizadas cinco rodadas do curso, que contaram com a participação de 1.500 pessoas. Essas edições, no entanto, eram restritas a integrantes de organizações que atuavam diretamente com acolhida e orientação a imigrantes.
Como funciona o curso
Para fazer o curso é necessário se cadastrar no site da Enap, que hospeda o conteúdo. Uma vez cadastrado na plataforma é só buscar e acessar o material.
Os inscritos terão 40 horas de conteúdos em português divididos em cinco módulos que poderão ser cursados ao longo de 50 dias. Avaliações parciais acompanham o encerramento de cada um.
O curso inclui conteúdos em texto, áudio e vídeo, além de materiais complementares para aprofundamento.
Ao final será pedida também uma avaliação final, abordando todo o conteúdo da capacitação.
- Módulo 1: Introdução às migrações internacionais e sensibilização para melhor atenção ao público migrante.
- Módulo 2: Entendendo a legislação brasileira, parte 1 (nova lei de migração).
- Módulo 3: Entendendo a legislação brasileira, parte 2 (legislações conexas: tráfico de pessoas e refúgio).
- Módulo 4: Arquitetura da governança migratória no Brasil: principais atores institucionais
- Módulo 5: As redes locais de apoio e acolhimento.
*Com informações da OIM e ONU
*Gostaria de ser parte do esforço para manter o trabalho do MigraMundo? Veja nossa campanha de financiamento recorrente e junte-se a nós: https://bit.ly/2MoZrhB
*Gostaria de receber notícias do MigraMundo diretamente em seu WhatsApp? Basta acessar este link e entrar em nosso grupo de distribuição de conteúdo