Opinião pública global é mais favorável à migração do que parece, aponta pesquisa

0
1209

Embora manifestações xenófobas e anti-imigração têm sido comuns no noticiário internacional, a maioria da opinião pública global tem uma visão positiva sobre a migração e os migrantes. É o que conclui uma pesquisa do instituto Gallup, encomendada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM, IOM na sigla em inglês).

Intitulado “How the World Views Migration” (Como o Mundo vê a Migração, em tradução livre), o estudo completo será divulgado oficialmente apenas durante a primavera, mas algumas das principais conclusões foram apresentadas durante o Fórum Econômico Mundial, que aconteceu na semana passada em Davos (Suíça).

Clique aqui para acessar e baixar a prévia da pesquisa

O Gallup entrevistou cerca de 183 mil pessoas em mais de 140 países entre 2012 e 2014 – e por essa amostra foi possível notar que a população global, de um modo geral, tem uma visão mais favorável da migração do que atos xenófobos e políticas restritivas adotadas mundo afora sugerem.

Mapa mostra a tendência da opinião pública em relação à migração em cada país. Crédito: OIM
Mapa mostra a tendência da opinião pública em relação à migração em cada país.
Crédito: OIM

Na média global, segundo o Gallup, 43,1% da população global mostra-se favorável ao aumento ou à manutenção dos níveis atuais de migração, contra 34% que acreditam que ele tem de diminuir. Os maiores apoios foram identificados na Oceania (69,3%) e América do Norte (57%) – contando apenas EUA e Canadá.

O único continente cuja maioria se manifestou contrária ao aumento da migração é a Europa, puxada pelas nações banhadas pelo mar Mediterrâneo. Na Grécia, 84% dos entrevistados acreditam que os níveis de migração deveriam diminuir, seguida por Malta (76%), Reino Unido (69%), Itália (67%) e Espanha (56%). Por outro lado, o apoio ou elevação dos atuais níveis de migração pode ser notado na Alemanha e outros países do norte da Europa, como Noruega, Suécia e Finlândia.

Essa diferença fica bem ilustrada pelo mapa elaborado com a tendência verificada em cada país – de acordo com ele, por exemplo, o Brasil figura entre os países nos quais a opinião pública mostra ser favorável à migração.

Vale lembrar ainda que a opinião pública de um determinado país sobre a migração depende muito da relação da sociedade com aqueles que chegam de outros lugares. “Para formar atitudes mais positivas a respeito da imigração no mundo é essencial conhecer o perfil das pessoas que estão contra ou a favor à imigração, assim como os fatores que influem em sua opinião, destaca Neli Espiova, diretor de investigação sobre a migração mundial para a pesquisa mundial do Gallup.

Já Franck Laczko, chefe de investigação da OIM, lembra que a percepção negativa sobre a migração limita a capacidade dos políticos de gerir esse movimento de maneira efetiva. “Existe o risco de que as políticas nesses países sejam influenciadas cada vez mais por temores e prejuízos em vez de provas. Para combater o aumento preocupante da discriminação contra os migrantes e os temores do público em geral a respeito da migração, temos de acompanhar regularmente a percepção do fenômeno migratório”.

Com informações da OIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui