publicidade
domingo, dezembro 22, 2024

Paraguaios em São Paulo celebram festa da padroeira Virgem de Caacupé no domingo

Por Léo Ramírez
Da comunidade paraguaia em São Paulo

Neste próximo domingo (13) a comunidade paraguaia em São Paulo celebrará o dia da Virgem de Caacupé, a santa padroeira dos paraguaios. Junto à festa da independência do país, comemorada no mês de maio, a festividade reúne os imigrantes paraguaios e descendentes em um dia de grande riqueza cultural.

Conta a lenda que a Virgencita Índia de Caacupé foi promessa de um nativo guarani que estava no mato à procura de alimentos e ficou perdido quando percebeu a aproximação de um grupo de outra tribo que não aceitava ser evangelizado pelos jesuítas e considerava traiçoeiro aquele que o fazia. O nativo evangelizado, de nome José, fez um pedido à Virgem Imaculada para que o protegesse. No mesmo instante, ela aparece e diz em guarani “ka’aguy kupepe”, cuja tradução seria “atrás das ervas”, em alusão a erva mate que serve de remédios medicinais. A frase em guarani também pode ser entendida também como “atrás do mato”. José conseguiu ficar sem ser percebido atrás de um grande tronco. A salvo, ele prometeu que talharia duas imagens da Santa e assim o fez. Uma foi levada para a Igreja de Tobati, centro da tribo onde os jesuítas cristianizavam os nativos; e outra, de menor tamanho, ficou com ele para devoção pessoal. A cidade de Tobati fica a 74 km de Assunção, a capital do Paraguai.

Comunidade paraguaia em São Paulo prestigia festa da Virgem de Caacupé de 2014. Crédito: Léo Ramirez
Comunidade paraguaia em São Paulo prestigia festa da Virgem de Caacupé de 2014.
Crédito: Léo Ramirez

A Basílica está situada na cidade de Caacupé, mesmo nome da Santa, que é capital do departamento de Cordillera, a 50 km de Assunção, tornando-a centro religioso do Paraguai. No mês de dezembro, pátria e igreja se encontram na cidade, traço que ao longo da história paraguaia fez parte do processo de formação da nacionalidade. A quantidade de fiéis em 2013 ultrapassou os 2,5 milhões de pessoas, segundo o jornal paraguaio Última Hora.

Todos os anos a festa é celebrada também em São Paulo, com muita dança, poesia, culinária e o melhor das polcas e guarânias, ritmos típicos do Paraguai. Acrescenta-se a fé de todo um povo, que desde tempos imemoráveis, acreditam no Deus Tupã e Tupã Sy (Mãe de Deus em guarani), onde recorrem para agradecer ou pedir um milagre.

Festa da Virgem de Caacupé, a padroeira dos paraguaios
Data e hora: 13 de dezembro, a partir das 11h
Local: Missão Paz – Rua do Glicério, 225, Liberdade – São Paulo (SP)
Entrada: gratuita

Publicidade

Últimas Noticías