Além do Carnaval Andino Yunza, a comunidade peruana em São Paulo teve outros motivos para festejar no último domingo (22). A seleção que representou o país no Festival Copa Gringos, disputado por times formados por estrangeiros residentes no Brasil, confirmou o favoritismo e ficou com o título do torneio. Coreia e Nigéria completaram o pódio desta edição.
Os peruanos já vinham “batendo na trave” desde a primeira edição da Copa Gringos. No primeiro semestre de 2014, caíram na semifinal e ficaram com o terceiro lugar; já na Liga Gringos, no semestre seguinte, chegaram até a final e tiveram de se contentar com o vice. Curiosamente, nos dois casos o algoz foi a Bolívia, campeã da Liga Gringos, mas que ficou de fora desta edição por motivos financeiros.
O merecido título veio depois de uma campanha praticamente perfeita. Na fase de grupos, foram dois “chocolates” sobre a Espanha (8 a 2) e Equador (12 a 0), seguidos de um 3 a 1 contra a Argentina. Já nas quartas de final, fez 5 a 0 na Alemanha (5 a 0) e sofreu na semifinal, quando superou o Brasil por 7 a 5.
Na grande final o adversário foi a estreante Coreia, que surpreendeu seleções apontadas como favoritas e eliminou a Argentina nos pênaltis nas quartas de final. No entanto, os peruanos confirmaram a condição de favoritos e asseguraram o título.
O pódio foi completado pela Nigéria, que “encarnou o espírito” da Alemanha na Copa da Fifa e massacrou o Brasil por 7 a 0 na decisão pelo terceiro lugar, marcando com estilo a volta das seleções africanas à Copa Gringos. A edição anterior não contou com representantes do continente por questões financeiras dos potenciais times.
Já a Série B teve como vencedor a Ucrânia, que bateu a Suíça na final por 3 a 2. O terceiro lugar coube aos Estados Unidos, que venceram o time B da França pelo placar mínimo (1 a o).
[…] A Copa Gringos, evento que desde o ano passado vem reunindo comunidades migrantes em São Paulo em torno do futebol, chega a mais uma edição neste domingo (14) – pouco menos de três meses após a anterior, que teve o Peru como campeão. […]
[…] A primeira Copa Gringos teve Camarões como vencedor, enquanto o Festival anterior deste ano ficou com o Peru. […]
[…] Essa foi a segunda edição da competição neste ano e o quarto torneio da franquia “Copa Gringos” desde 2014. Os jogos foram disputados nos dias 14 e 21 de junho no Clube Lausanne Paulista, zona norte de São Paulo. A primeira Copa Gringos teve Camarões como vencedor, enquanto o Festival anterior deste ano ficou com o Peru. […]