Entre os dias 24 e 26 de junho, acontecerá em São Paulo a Consulta Regional da Sociedade Civil em preparação ao Diálogo de Alto Nível das Nações Unidas sobre Migração e Desenvolvimento.
O começo do evento será marcado pelo lançamento do livro “Informe sobre Políticas Migratórias na América do Sul”, um estudo aprofundado sobre a situação das políticas migratórias na região com foco na integração regional e nos direitos humanos dos e das imigrantes. O Informe será apresentado na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio), e o horário previsto para o evento é das 19:00 às 21:00h no dia 24 de junho.
Já nos dias 25 e 26 acontecerá no Memorial da América Latina a consulta propriamente dita, no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL (entrada pelo portão 13, do lado do auditório Simón Bolívar). Para ambos os eventos devem estar presentes representantes de diversas comunidades de imigrantes, de organizações atuantes na área, ativistas e especialistas, bem como autoridades públicas e consulares.
Os resultados e recomendações da Consulta Regional serão incorporados aos de outros processos consultivos regionais da Europa, América do Norte, Ásia e África, através da CGM, e levados a um encontro em 15 de Julho em Nova York (Audiências Interativas) e ao Diálogo de Alto Nível sobre Migração Internacional e Desenvolvimento que se realizará nos dias 3 e 4 de outubro de 2013 em Nova York, na sede das Nações Unidas.
24/06: 19h: Lançamento do Informe Sobre Políticas Migratórias da América do Sul, Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo (Pátio do Colégio)
25 e 26/06 – Consulta Regional da Sociedade Civil em São Paulo, 25/06 – 14-18h: Conferência de abertura, apresentação. Palestras 26/06 10-18h: Apresentações e debates da Sociedade Civil sobre Dinâmicas da População a partir dos eixos: -Integração regional -Direitos econômicos, sociais e culturais dos(as) migrantes -Políticas migratórias Grupos de Trabalho sobre os 7 pontos propostos pela sociedade civil para uma agenda de cinco anos de migração e desenvolvimento. Plenária: síntese, relatorias e recomendações. Memorial da América Latina, no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina – CBEAL (entrada pelo portão 13, do lado do auditório Simón Bolívar).
Com informações do CDHIC