REMHU terá dossiê sobre Migrações e Espaços de Fronteira

0
184

A Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (REMHU) está preparando e selecionando artigos para sua próxima edição (n.44), que deve sair no primeiro semestre de 2015. Desta vez, o dossiê é sobre o tema “Migrações e Espaços de Fronteira”.

Todos os artigos devem ser enviados diretamente pelo site da revista (www.csem.org.br/remhu) ou para o e-mail remhu@csem.org.br até o dia 15 de fevereiro de 2015.

Barreira erguida na fronteira México-EUA, entre as cidades de Tijuana e San Diego. Crédito: Tomas Castelazo/Wikimedia Commons
Barreira erguida entre as cidades de Tijuana (México) e San Diego (EUA). Próxima edição da REHMU vai tratar de espaços de fronteira e migrações.
Crédito: Tomas Castelazo/Wikimedia Commons

O dossiê quer aprofundar a presença de migrantes e refugiados em espaços fronteiriços, enquanto espaços de encontro e de separação, de passagem e de permanência, de entrada e de saída, de fragmentação e de união, de segurança e de esperança, de exclusão e de comunhão.

Dentre as sugestões de temas que podem ser aprofundados para o dossiê da edição 44 estão:

– as fronteiras físicas e simbólicas;
– áreas de fronteiras desafiadoras na atualidade (por exemplo, Ceuta e Melilla; Lampedusa; Calais; as fronteiras sul e norte do México; Haiti e RD; Colômbia e Equador, etc.);
– a externalização das fronteiras na União Europeia;
– as fronteiras brasileiras e a nova imigração;
– os movimentos transfronteiriços na América do Sul;
– as fronteiras e a mobilidade indígena;
– a gestão das fronteiras no contexto da globalização e das migrações internacionais;
– as identidades de fronteira;
– as relações interétnicas e inter-religiosas em espaços de fronteira;

Operação na costa da Itália salva migrantes à deriva. Crédito: Marina Militare/Fotos Públicas (19/03/2014)
Operação na costa da Itália salva migrantes à deriva. Fronteiras marítimas também estão entre as sugestões de temas para o dossiê
Crédito: Marina Militare/Fotos Públicas (19/03/2014)

A revista contém também uma seção de artigos referente a qualquer assunto relacionado com as migrações nacionais e internacionais: trabalhos para este espaço também podem ser submetidos para avaliação.

As normas bibliográficas que devem ser adotadas pelos autores e outras informações encontram-se no site da REMHU (www.csem.org.br/remhu) ou no site da Coleção SciELO (www.scielo.br/remhu). Para qualquer informação ou dúvida entrar em contato no e-mail remhu@csem.org.br.

Edições anteriores

A edição mais recente da REHMU (n.43) saiu em dezembro passado, com o dossiê sobre Migrações Forçadas, e está disponível no portal da revista, com artigos em português, espanhol e italiano.

Capa da edição 43 da REHMU, que trata de migrações forçadas. Crédito: Divulgação
Capa da edição 43 da REHMU, que trata de migrações forçadas.
Crédito: Divulgação

Todos os artigos da edição atual estão disponíveis em SciELO Brasil ou no portal do CSEM.  Já os textos que integram os últimos seis números da revista estão disponíveis apenas na Coleção SciELO Brasil – acesse aqui.

A REMHU é uma publicação semestral do CSEM – Centro Scalabrianiano de Estudos Migratórios. Seu objetivo é oferecer ao mundo acadêmico e aos pensadores e articuladores da pastoral e das políticas migratórias análises interdisciplinares, amplas e aprofundadas de temas ligados às migrações contemporâneas.

Com informações da REMHU e do CSEM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.