publicidade
quarta-feira, janeiro 22, 2025

Reportagens sobre migração se destacam em prêmio do CICV de cobertura humanitária

Produções foram selecionadas de um total de 42 inscritas, todas veiculadas entre meados de 2022 e de 2024. Pela primeira vêz o prêmio teve uma categoria única

Três reportagens que abordam a temática migratória no Brasil e no exterior, produzidos por veículos brasileiros, foram as finalistas da edição 2024 do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional. A entrega ocorreu na noite de quinta-feira (28) durante evento na Reserva Cultural, em São Paulo.

Promovido a cada dois anos pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), o prêmio chegou em 2024 à sua sexta edição. Para o atual ciclo foram analisados 42 trabalhos, que incluíram reportagens especiais de meios de comunicação televisivo, impresso e digital, publicadas ou exibidas entre 30 de maio de 2022 e 31 de agosto de 2024.

Ao contrário das edições anteriores, neste ano optou-se por uma categoria única neste ano, que teve como vencedora a série de reportagens “Darién, a selva da morte”, publicada em cinco partes pelo jornal Folha de S.Paulo em março deste ano.

Como prêmio, o primeiro colocado receberá uma viagem com despesas pagas para um país onde o CICV tenha atividades operacionais.

O evento contou com transmissão pelo canal do CICV no YouTube, que pode ser visto a partir do player abaixo:

Os finalistas

Reportagem vencedora

Darién, a selva da morte – Folha de São Paulo
Em cinco capítulos, a equipe mostra um panorama da crise migratória que se desenrola na floresta localizada na fronteira da Colômbia com o Panamá (Darien) e suas relações com o Brasil.
Repórteres: Mayara Paixão/Lalo de Almeida

Demais finalistas

2º lugar – Resgates no Mediterrâneo – TV Globo
O Profissão Repórter acompanhou a equipe do Médicos Sem Fronteiras no resgate de refugiados africanos no Mar Mediterrâneo, a rota migratória mais perigosa do mundo. Programa exibido em 30/07/2024
Repórteres: Caco Barcellos, Nathalia Tavolieri e Márcia Gonçalves

3º Lugar – Refugiados no Brasil – TV Globo
Reportagem especial mostra a situação dos refugiados no Brasil. Mais de 400 mil pessoas solicitaram reconhecimento desde 2011. São pessoas deslocadas à força que precisam de proteção internacional.
Repórteres: Ítalo Di Lucena e Daniella Carlini

Além da premiação, a cerimônia contou também com uma roda de conversa, integrada pelos finalistas, sobre os desafios do jornalismo em contextos de crise.

Roda de conversa com os finalistas da sexta edição do Prêmio CICV de Cobertura Humanitária Internacional 2024.
(Foto: Eliária Andrade/CICV)

Os jurados

O júri responsável por selecionar os finalistas foi composto por:

  • Cilene Victor, pesquisadora e professora universitária
  • Eduardo Davis, correspondente da agência EFE, Eduardo Davis
  • Paulo Braga, coordenador de relações com a imprensa de Médicos Sem Fronteiras
  • Miguel Pachioni, oficial de Informação Pública do ACNUR
  • Sandra Lefcovich, coordenadora de Comunicação do CICV

*Com informações do CICV


Quer receber notícias publicadas pelo MigraMundo diretamente no seu WhatsApp? Basta seguir nosso canal, acessível por este link

O MigraMundo depende do apoio de pessoas como você para manter seu trabalho. Acredita na nossa atuação? Considere a possibilidade de ser um de nossos doadores e faça parte da nossa campanha de financiamento recorrente

Publicidade

Últimas Noticías