Restaurante em SP tem cozinha colombiana com toque nordestino

0
95

Brasileira Vera Barbosa e o colombiano Juan Martín são responsáveis pelo Los Rolos, agora na Praça Roosevelt

Por Eva Bella
Em São Paulo (SP)

Quando Vera Barbosa, paraibana de João Pessoa, esteve na Colômbia, aproveitou o gosto pela cozinha e aprendeu a preparar os pratos típicos do país com a sogra. Ao voltar para o Brasil conseguiu conquistar os amigos colombianos de seu esposo, Juan Marín.

Depois, atendendo a pedidos, montou o restaurante Los Rolos há mais ou menos 5 anos, que teve na Rua Guaianases, região central de São Paulo, seu primeiro endereço. O marido ajuda a tocar o estabelecimento, enquanto ela comanda a cozinha.

Detalhe da decoração do Los Rolos.
Crédito: Eva Bella/MigraMundo

Em meio a restaurantes peruanos e pontos culturais de outras nacionalidades, o Los Rolos servia o verdadeiro PF colombiano (corrientazo), muito saboroso e bem servido.

Clique aqui para assinar a Newsletter do MigraMundo

Ficaram na rua Guaianases por 5 anos e começaram a participar de diversos eventos, como a Virada Cultural, Festa da Independência da Colômbia (na Missão Paz), Fiesta de las Vielitas, entre outras. Mas com novos clientes surgindo, o espaço começou a ficar apertado.

Há dois meses, o casal Brasil-Colômbia decidiu mudar o restaurante para a Praça Roosevelt, conhecido ponto cultural da capital paulista. E até o momento a escolha vem dando certo.

Cardápio do restaurante Los Rolos.
Crédito: Eva Bella/MigraMundo

Agora com mais espaço, é possível apreciar os detalhes da decoração do Los Rolos, que tem um ambiente simples e agradável com um som latino ambiente na altura certa para não atrapalhar a conversa.

Vera aproveitou a mudança de local para dar uma incrementada no cardápio, sem perder o foco, acrescentando opções veganas e vegetarianas, e aproveitando para dar um toque nordestino aos quitutes.

Eles servem o café da manhã com base em ovos e arepa (que é tipo um pão ou broa, feito de milho branco, redondinho e crocante). Já para o almoço, não deixe de provar as entradinhas: tem mini patacóns (banana verde frita e prensada) que vem acompanhados de guacamole e também aji com cebolinha e coentro (é um molho de pimenta deliciosamente forte). Também tem as empanadas feitas de milho amarelo, bem crocantes, com recheio de carne, verdura e queijo ou só verdura.

Arepa colombiana.
Crédito: Eva Bella/MigraMundo

Os pratos principais são à base de carne, frango, carne de porco, mas tem para todos os gostos – inclusive opções veganas e vegetarianas. Uma dica é chegar cedo para provar o Tamal (lembra a nossa pamonha, só que é salgadinha), que vem na folha de bananeira. Um charme!

Provei o arroz com pollo (frango, em espanhol) que vem acompanhado de salada verde, abacate e patacón. Também o Mojarra, que é um peixe inteiro, frito, acompanhado de lentilha, arroz, salada de folhas verdes, pimenta biquinho, cebola roxa e patacón.

Ajiaco Santafereño do restaurante Los Rolos.
Crédito: Eva Bella/MigraMundo

Outro prato interessante para conhecer é o Ajiaco Santafereño, que é uma sopa a base de batatas, milho, galinha, e vem acompanhado de arroz e abacate.
O abacate sempre servido salgado, na consistência perfeita.

E o que falar dos sucos? Não saia sem provar a limonada de coco, que tem como característica o azedinho do limão com a doçura do coco . Também pode experimentar o suco de tomate de arbol, bem diferente e possui propriedades antioxidantes. Já as sobremesas do local são à base de banana da terra e pitaya.

Mojarra é uma das opções do Los Rolos.
Crédito: Eva Bella/MigraMundo

Ah, sobre a pimenta, tão presente em várias culinárias latinas e regionais do Brasil: ela é servida a parte, então não precisa ter medo – até porque a comida do Los Rolos não é apimentada. enfim, um restaurante que se esforça para atender a todos os gostos, trazendo a Colômbia para São Paulo com toque brasileiro do Nordeste.

Falta tempo para ir até o restaurante e quer experimentar o cardápio? Eles também contam com serviço de delivery.

O casal Vera e Juan, responsável pelo restaurante Los Rolos.
Crédito: Eva Bella/MigraMundo

Restaurante Los Rolos
Endereço: Praça Roosevelt 225 – Centro, São Paulo (SP)
Horário: das 9h às 17h

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.