São Paulo recebe sua terceira edição da Festa Cultural de Carnaval Andino Yunza

0
52

Nem só de Brasil e samba vive o Carnaval. A comunidade peruana, uma das maiores entre os povos latinos que vivem em São Paulo, também tem o seu. E o próximo sábado (5) é uma bela oportunidade de conhecer um pouco melhor e prestigiar essa rica cultura.

Trata-se da Festa Cultural de Carnaval Andino Yunza, que chega à sua terceira edição em 2014 e será realizada na Praça Cívica Ulisses Guimarães, no Parque Dom Pedro II (entre a Av. do Estado e a av. Mercúrio, próxima ao metrô Pedro II e à rua 25 de março). É o mesmo local que recebeu a festa boliviana Alasitas, em janeiro passado.

A Yunza é uma festa muito tradicional em todo o território peruano. O termo significa “Corta-monte” e consiste na derrubada de uma árvore para colher os seus frutos, em uma apologia a Pacha-Mama (“Mãe Terra”, “universo” que tudo nos dá.). Para este ano são esperadas em torno de 10 mil pessoas na festa, que terá apresentações culturais de música e danças folclóricas, mostra e venda de artesanatos e pratos típicos que caracterizam a rica culinária do Peru, apresentados pela comunidade peruana residente em de São Paulo. A entrada é gratuita.

Flyer-Yunza1

São esperados ainda representantes de outras comunidades migrantes residentes em São Paulo e também brasileiros, marcando um importante e enriquecedora experiência de convivência com a variedade cultural dos povos migrantes que compõem a capital paulista – além de combate ao preconceito e à xenofobia.

A edição deste ano da Yunza tem como organizadores o Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), a Associação Latino Americana de Arte e Cultura Andina (ALAC) e o Consulado Geral do Peru em São Paulo. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes, também presta seu apoio à festividade.

Serviço:

3ª Festa Cultural de Carnaval Andino Yunza
Local: Praça Cívica Ulisses Guimarães, Parque Dom Pedro II – Centro – São Paulo
(próxima à estação Pedro II de metrô e da rua 25 de março)
Data: sábado, 5 de abril de 2014
Horário: das 11h30 às 18h
Entrada: gratuita
Informações: Telefone: (11) 2384-2275
E-mail: cultura.cdhic@gmail.com ou assessoria.cdhic@gmail.com

Com informações do CDHIC e do jornal Conexión Migrante

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.