Entre os dias 5 e 8 de dezembro a cidade de Joanesburgo (África do Sul) recebeu a sexta edição do Fórum Social Mundial das Migrações (WSFM, na sigla em inglês). Realizado pela primeira vez no continente africano, o fórum foi uma bela oportunidade para conhecer um pouco melhor sobre a cultura da África do Sul e de outros países do continente.
Dentre as atrações do primeiro dia estava um grupo de Pantsula, uma dança frenética iniciada entre as décadas de 1950 e 1960 nos subúrbios de Joanesburgo. Era usada pelas comunidades negras como forma de expressão na época do apartheid e continua até hoje como uma grande e importante expressão cultural da juventude sul-africana.
Uma pequena amostra do que foi apresentado no WSFM pode ser vista neste vídeo de 2012, durante um evento em Joanesburgo:
Ainda falando de África do Sul, uma das homenagens feitas a Nelson Mandela que mais emocionaram os presentes ao fórum foi o poema declamado em Xhosa (ou Cosa), língua falada pelo ex-presidente sul-africano. É um dos 11 idiomas oficiais do país e a segunda língua africana em número de falantes (18% da população), atrás apenas do zulu.
Já rompendo as fronteiras sul-africanas, chamou grande atenção o grupo “Pepe Compaigne”, da Costa do Marfim, que se apresentou no terceiro dia do evento (07/12). Com tambores nas cores do país e um ritmo frenético, o grupo interagiu com o público que se aglomerou no pátio do Constitution Hill.
A próxima edição do fórum está prevista para 2016, em data e locais ainda a serem definidos. E com ela, novas oportunidades de conhecer um pouco mais e melhor da cultura do país anfitrião. Onde você acha que pode ser?
Fotos: Rodrigo Borges Delfim