Seminário em Roraima é exemplo da diversidade da questão migratória no Brasil

0
492

A complexidade da questão migratória no Brasil pode ser medida pelas diferentes demandas existentes, de acordo com a localização e necessidades particulares de cada região. E um dos exemplos dessa diversidade e da necessidade de refletir sobre elas é o Seminário Fronteiras Contemporâneas, promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e que acontece de 11 a 14 de novembro na capital do Estado, Boa Vista.

Clique aqui para acessar o site do evento

O seminário é, na verdade, a união  de vários eventos (o II Seminário Internacional Sociedade e Fronteiras, o 4º Encontro Norte da Sociedade Brasileira de Sociologia e a II Semana de Humanidades) em um único momento e com uma mesma organização. O objetivo é a aproximação entre entidades do campo da sociologia e instituições de ensino e pesquisa no sentido de somar esforços e recursos para viabilizar e aprofundar o debate sobre a região amazônica. Trata-se de uma das mais relevantes regiões em questões de política nacional e internacional brasileira, principalmente ao congregar diversidade de temas sensíveis às políticas nacionais e regionais do Brasil e de seus vizinhos, bem como ao atrair a atenção de outros membros da sociedade internacional.

Logo do seminário Fronteiras Contemporâneas, que acontece em novembro em Roraima. Crédito: Reprodução
Logo do seminário Fronteiras Contemporâneas, que acontece em novembro em Roraima.
Crédito: Reprodução

A inclusão de temas relacionados às migrações nesse meio é uma bela mostra da necessidade de conectá-la com outras temáticas, até pelo fato de as migrações serem um tema transversal. Dentro do seminário, pelo menos 8 dos 28 Grupos de Trabalho (GT) previstos vão abordar as migrações de uma forma ou de outra – de cidades fronteiriças a questões de refúgio, passando por discussões sobre aplicações e violações de direitos humanos, além de políticas públicas para a questão. A relação completa de GTs e seus responsáveis pode ser acessada aqui.

As inscrições deverão ser realizadas junto à secretaria do evento,  por meio do preenchimento de ficha de inscrição disponível nos sites www.ufrr.br/ppgsof e ufrr.br/fronteirascontemporaneas, com envio do comprovante de pagamento pelo e-mail 4sbsnorte.secretaria@ufrr.br com cópia para seminario.ppgsof@ufrr.br. A taxa de inscrição deve ser realizada junto ao Banco do Brasil, Agência 0250-X, C/C 106.320-0. Os valores de inscrição variam de acordo com o prazo e níveis de graduação dos interessados. A tabela completa está disponível aqui.

Maiores informações sobre o seminário podem ser obtidas por meio da página do evento. Basta acessar este link e deixar seu questionamento ou dúvida.