Seminário no oeste de SC traz desafios e troca de experiências sobre migrações

0
150

Evento acontece no próximo dia 28 de novembro em Chapecó (SC), cidade com expressiva comunidade migrante

Por Ana Risson
Em Chapecó (SC)

Os espaços de discussão e troca de experiências contribuem para a qualificação do debate, desconstrução de preconceitos construídos contra o tema migratório recente  e amplia o conhecimento frente os imigrantes recentes na região na busca da compreensão do cenário contemporâneo das migrações no Brasil.

Com o objetivo de fomentar a discussão do tema das migrações, de nível local, regional, estadual e nacional é que o Grupo de Estudos sobre Imigrações para a Região Oeste de Santa Catarina (GEIROSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Centro de Referência, Direitos Humanos e Igualdade Racial( CRDHIR), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Secretaria da Assistência Social de Chapecó (SEASC) realizarão com parceiros o Seminário Migração Interculturalidade e Direitos Humanos na Universidade Federal da Fronteira Sul.

O evento é destinado a agentes públicos, voluntários no acolhimento dos imigrantes, a população imigrante de Chapecó e região e demais membros da comunidade em geral interessados na temática.

Dentre os objetivos do evento estão: divulgar e fortalecer a rede de atendimento aos imigrantes em Chapecó e região; promover um diálogo intercultural entre os vários atores sociais e culturais; mapear e integrar a Rede de atendimento e acolhimento de imigrantes em Chapecó e região; compreender as possibilidades legais de acolhimento aos imigrantes; e, fortalecer os vínculos institucionais.

O evento contará com a participação de Irmã Rosita Milesi, coordenadora o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e de Emanuelly Gestal, integrando do Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI). Ambas irão compartilhar suas experiências no acolhimento a imigrantes.

Ao final do evento, será discutido e composta a rede de atenção aos imigrantes na região e Chapecó.

Localizada no oeste catarinense, Chapecó recebeu migrantes de diversos países nos últimos anos, como haitianos e senegaleses, que foram trabalhar nos frigoríficos da cidade e da região.

A programação do evento pode ser vista na imagem abaixo:

Sobre o Geirosc:

O Geirosc surgiu em 2014 com a finalidade de estudo sobre as migrações recentes em Santa Catarina. O grupo reúne voluntários, militantes e pesquisadores sobre a temática. Deste seu ano de criação desenvolve ações de intervenção social e de pesquisa junto a comunidade imigrantes na cidade de Chapecó e região. Atualmente o Geirosc está vinculado a Diretoria de Políticas de Graduação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó. O Geirosc possui uma cadeira de representação no GT Imigração na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e compõe a rede solidária de atendimento ao imigrante e refugiados no IMDH.


Seminário Migração Interculturalidade e Direitos Humanos na Universidade Federal da Fronteira Sul

Data e hora: 28/11/2018, das 8h às 17h
Local: Auditório da Unidade Bom Pastor – Reitoria da UFFS
Av. Fernando Machado, 108E – Centro, Chapecó – SC
Inscrição: no local e dia do evento
Entrada: gratuita
Mais informações: geirosc.br@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Insira seu comentário
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.