publicidade
sábado, setembro 14, 2024

Seminário no oeste de SC traz desafios e troca de experiências sobre migrações

Evento acontece no próximo dia 28 de novembro em Chapecó (SC), cidade com expressiva comunidade migrante

Por Ana Risson
Em Chapecó (SC)

Os espaços de discussão e troca de experiências contribuem para a qualificação do debate, desconstrução de preconceitos construídos contra o tema migratório recente  e amplia o conhecimento frente os imigrantes recentes na região na busca da compreensão do cenário contemporâneo das migrações no Brasil.

Com o objetivo de fomentar a discussão do tema das migrações, de nível local, regional, estadual e nacional é que o Grupo de Estudos sobre Imigrações para a Região Oeste de Santa Catarina (GEIROSC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Centro de Referência, Direitos Humanos e Igualdade Racial( CRDHIR), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e Secretaria da Assistência Social de Chapecó (SEASC) realizarão com parceiros o Seminário Migração Interculturalidade e Direitos Humanos na Universidade Federal da Fronteira Sul.

O evento é destinado a agentes públicos, voluntários no acolhimento dos imigrantes, a população imigrante de Chapecó e região e demais membros da comunidade em geral interessados na temática.

Dentre os objetivos do evento estão: divulgar e fortalecer a rede de atendimento aos imigrantes em Chapecó e região; promover um diálogo intercultural entre os vários atores sociais e culturais; mapear e integrar a Rede de atendimento e acolhimento de imigrantes em Chapecó e região; compreender as possibilidades legais de acolhimento aos imigrantes; e, fortalecer os vínculos institucionais.

O evento contará com a participação de Irmã Rosita Milesi, coordenadora o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), e de Emanuelly Gestal, integrando do Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (CRAI). Ambas irão compartilhar suas experiências no acolhimento a imigrantes.

Ao final do evento, será discutido e composta a rede de atenção aos imigrantes na região e Chapecó.

Localizada no oeste catarinense, Chapecó recebeu migrantes de diversos países nos últimos anos, como haitianos e senegaleses, que foram trabalhar nos frigoríficos da cidade e da região.

A programação do evento pode ser vista na imagem abaixo:

Sobre o Geirosc:

O Geirosc surgiu em 2014 com a finalidade de estudo sobre as migrações recentes em Santa Catarina. O grupo reúne voluntários, militantes e pesquisadores sobre a temática. Deste seu ano de criação desenvolve ações de intervenção social e de pesquisa junto a comunidade imigrantes na cidade de Chapecó e região. Atualmente o Geirosc está vinculado a Diretoria de Políticas de Graduação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Chapecó. O Geirosc possui uma cadeira de representação no GT Imigração na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e compõe a rede solidária de atendimento ao imigrante e refugiados no IMDH.


Seminário Migração Interculturalidade e Direitos Humanos na Universidade Federal da Fronteira Sul

Data e hora: 28/11/2018, das 8h às 17h
Local: Auditório da Unidade Bom Pastor – Reitoria da UFFS
Av. Fernando Machado, 108E – Centro, Chapecó – SC
Inscrição: no local e dia do evento
Entrada: gratuita
Mais informações: [email protected]

Publicidade

Últimas Noticías